A classificação dos músculos do corpo humano

O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.

A função dos músculos

A função do músculo está relacionada à sua forma e arranjo de suas fibras. Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão. Os músculos ainda possuem as funções de:

  • Garantem a movimentação do corpo.
  • Promovem a estabilização das posições corporais.
  • São responsáveis pela movimentação do sangue pelo organismo, dos alimentos pelo sistema digestório e da urina pelo sistema urinário.
  • Garantem a realização dos movimentos respiratórios.

Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Nos músculos longos é comum notar uma convergência de fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, sendo que a parte média tem um diâmetro maior que as extremidades, chamados de fusiforme.
Também na disposição paralela das fibras, há equivalência do comprimento e largura muscular como, nos músculos largos.
Nestes músculos as fibras se convergem para um tendão em umas das extremidades, chamado de leque.
Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena).
Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
Quanto à origem
Quando os músculos se originam por mais de um tendão, ou seja, apresentam mais de uma cabeça de origem, são ditos bíceps, tríceps, quadríceps, conforme possuem duas, três ou quatro cabeças de origem. Quanto à inserção
Do mesmo modo os músculos podem se inserir por mais de um tendão. Quando há dois tendões são ditos bicaudados e quando há três ou mais tendões são ditos policaudados.
Quanto ao número de ventre muscular
Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poli gástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Quanto à ação ou função muscular
Para este tipo de classificação vai depender da ação principal resultante da contração muscular, ou melhor, dizendo do movimento.
O mesmo pode ser classificado em flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar e flexor dorsal, dentre outros.
Você sabia? Alguns músculos podem ter mais de uma classificação, como por exemplo, o músculo bíceps braquial que apresenta duas cabeças de origens, por isso é chamado de bíceps, mas também ele é classificado quanto a sua ação que é um grande flexor do antebraço.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Cinesiologia e conheça também nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema