A Voz Humana Como Instrumento Musical

A voz humana é o instrumento mais difícil de trabalhar, visto que sua natureza não nos oferece um ponto de apoio quanto à afinação a não ser o próprio ouvido musical que deve ser perfeito e sensível quanto à afinação das notas.

Contudo a voz humana é o instrumento mais perfeito e elevado, pois além de fabricar sons musicais consegue traduzir e transmitir a ideia, ou seja, a mensagem direta que cada som quer dar usando sons e palavras. Creio que o maior elogio feito a um instrumento musical é dizer que ele canta.

A melhor voz não serve para nada se quem a possuir não tiver um ouvido musical perfeito, dicção perfeita, ritmo, órgãos fonéticos perfeitos, expressões faciais, corporais e leitura musical fazendo assim da boa voz um perfeito instrumento musical.

Os Sete Elementos Básicos

1 – Ouvido Musical

O ouvido deve ser sensível aos sons regulares, ou seja, as notas musicais. Nesse ínterim, existem pessoas que possuem o chamado ouvido absoluto, que nada mais é que ter uma audição muito sensível aos sons e que devido a essa sua capacidade consegue formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcado por um símbolo apropriado (nota, letra). Assim, pode naturalmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado (ouvido absoluto passivo) e, mais raramente, cantar qualquer tom de memória, sem referências externas (ouvido absoluto ativo).

2 – Cordas Vocais

Devem ser perfeitas, isto é; capaz de dar uma nota afinada, ou seja, fixar-se a uma entonação sem oscilação ou variação desintencional. É a partir das cordas vocais que podemos emitir sons ou palavras. É importante cuidar das cordas/pregas vocais, inclusive em quando do cantar. Pessoas que cantam sem a técnica correta por vezes acabam causando lesões e por isso prejudicando sua voz.

3 – Dicção Perfeita

Deve-se no cantar, falar bem e com clareza as palavras e para isto, é preciso conhecer todas as formas de reprodução de sons, para que as palavras cantadas ou faladas sejam projetadas de tal maneira que, aquele que esteja ouvindo possa compreender claramente.

4 – Sentido Rítmico

Ser capaz de cantar sem perder o ritmo, ou seja, saber respeitar precisamente o compasso (os tempos) na marcação rítmica.

5 – Órgãos Fonéticos Perfeitos

São os órgãos que participam da voz ajudando a sua emissão, na qual o cantor deverá possuir uma respiração livre de qualquer esforço físico, conhecer todas as funções dos órgãos fonadores e aprender a controlá-los.

6- Expressão

O cantor deverá viver o que canta, pois, cada palavra é uma ideia a transmitir para quem o ouve. A expressão é vocal, facial e corporal.

7 – Ser Músico

O músico é capaz de ler uma partitura musical, reproduzir cada som, fazendo assim da voz um instrumento. Para ser um bom cantor é necessário antes ser um bom músico, ter alfabetização musical.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema