Acompanhamentos para Risotos

O risoto é uma receita que surgiu na Itália no século XI, se tornando uma receita muito popular ao redor do mundo, onde foi adaptada com os mais diversos ingredientes, a palavra risoto significa pequeno arroz. O primeiro prato deste tipo, ficou conhecido como risoto ala milanese criado por Valério di Fiandra no norte da Itália.

Esta receita pode ser feita com diversos ingredientes, temos risoto de abobrinha, queijo, carne, risoto de brie e mel com nozes e risoto de camarão. Por ser uma receita versátil na cozinha, também podemos ter uma variedade de acompanhamentos para o risoto, que pode ser até servido como entrada em algumas ocasiões.

O risoto é preparado com ingredientes variados, por isso, não requer acompanhamento. Contudo, eles não são proibidos, desde que não sobreponham ou interfiram no sabor do prato principal, por isso temos que prestar atenção quando colocamos algum acompanhamento ao risoto.

Um acompanhamento muito apreciado, nos restaurantes, é uma salada de folhas verdes (alface, rúcula e agrião), ou uma salada de palmito, cenoura ralada, brócolis, pepino e queijo ralado. As saladas acabam trazendo mais leveza ao prato e não interferem no sabor do risoto, são fáceis de ornar com qualquer tipo de prato.

Risotos com base de queijos ou vegetais, permitem o acompanhamento de carnes vermelhas, preferencialmente, medalhão de filé mignon grelhado, levemente temperado apenas com sal, azeite e cheiro verde. Estes tipos de risotos são mais leves, podendo ser facilmente harmonizados com carne, que acaba combinando muito bem com esses tipos de pratos.

Frutos do mar, também são importantes ingredientes na preparação de risoto, polvo e camarão são boas opções para um preparo deste prato. Para acompanhamento de um risoto de frutos do mar, pode se usar um filé de peixe, salmão é um bom exemplo que pode acompanhar um risoto deste tipo.

Qual a melhor bebida e sobremesa para acompanhar um risoto?



Como bebida, o ideal é um bom vinho. Os risotos aceitam desde vinhos brancos secos até os tintos leves, e a opção dependerá dos ingredientes que compõem o prato. A escolha do vinho ideal para cada tipo de risoto, não difere muito da regra geral: risotos com carne vermelha devem ser acompanhados de vinho tinto, risotos com carne branca, acompanhados de vinho branco.

Alguns drinks também podem acompanhar os risotos, por exemplo aqueles feitos com espumantes, que trazem leveza junto ao prato. O espumante brut, também é uma opção que pode acompanhar perfeitamente risotos de frutos do mar e vegetais.

As sobremesas também são um ponto importante para um jantar, mas qual a sobremesas mais adequada para harmonizar com um risoto? Assim como a bebida, irá depender do tipo de risoto que será feito. Pratos que contenham carne, harmonizam com um mousse de chocolate por exemplo, um risoto de camarão ou vegetais é possível fazer algo com frutas.

O risoto é um prato fácil de incluir no seu dia a dia, sendo uma boa opção quando quiser incrementar um jantar. Trazer acompanhamentos que harmonizam com o risoto é importante para compor um jantar de qualidade.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema