Análise Macro Ambiental

Representa a elaboração do diagnóstico. O conhecimento da situação atual é realizado a partir da análise macro ambiental. A análise é composta de duas partes: análise do ambiente externo e análise do ambiente interno da pousada. Na análise macro ambiental externa, surgirão aspectos positivos e aspectos negativos. Eles serão grupados separadamente. Os aspectos positivos serão reunidos sob o titulo de oportunidades. Os aspectos negativos constituirão a lista das ameaças. Por sua vez, a análise macro ambiental interna igualmente revelará aspectos positivos e negativos. Os aspectos positivos constituirão a lista de pontos fortes e a lista dos aspectos negativos terá o titulo de pontos fracos.
A análise macro ambiental externa tem como objetivo todos os fatores externos a organização. Estudo as forças da sociedade que afetam o meio de hospedagem e todos os demais aspectos externos a organização.
A análise macro ambiental externa pode se orientar por alguns parâmetros conforme a seguir:
Economia

Renda e sua distribuição, preços, empregos, dinamismo econômico, padrões de consumo, etc.
Demografia

População, número de habitantes, composição, distribuição, escolaridade, faixa etária, etc.
Política

Legislação, regulamentações, movimentos populares, etc.
Tecnologia

Tecnologias do produto, sistemas informatizados, prestação de serviços, comunicação, internet, etc.
Meio ambiente

Meio urbano, meio rural.
Cultura

Estilos de vida, valores da sociedade, cultura popular, etc.
Sistema de turismo

Atrativos, infraestrutura, competitividade, cultura

Recomenda-se estudar – conforme já abordado no plano de negócios – ameaças e oportunidades com o envolvimento do maior número possível de pessoas. Deve ser usada a técnica do brainstorming. Os estudos em grupo enriquecem as propostas de planejamento. Os estudos de mercado dão subsidiados por especialistas.
Os estudos de mercado orientam investimentos, as estratégias de marketing e as ações para o atendimento ao cliente. Em função do mercado, a pousada articula sua interface com o meio e programa ações internas. Somente as pesquisas dirão quais são as tendências de mercado. Portanto, tem-se que saber quais os desejos dos clientes, quem são os atuais clientes, os locais de origem, meios de transporte usados, faixa etária, renda, atrativos turísticos preferidos etc. cabe também estudar que mercados podem ser alcançados e em que segmentos. As oportunidades de atrair hóspedes são compartilhadas com o destino turístico como um todo. Por isso, as pesquisas de mercado, sob o ponto de vista da pousada e sob o ponto de vista do núcleo turístico, é uma etapa essencial da análise macro ambiental externa, dentro do processo de planejamento estratégico.
Dessa maneira, a análise externa deve contemplar, entre outros aspectos:
• Mercado atual e mercado potencial da pousada;

• Mercado atual e mercado potencial do destino (sistema de turismo);

• Fornecedores, trade turístico, concorrentes;

• Clientes (em todos os segmentos, regiões, parcelas de mercado);

• Sistema financeiro, mercado de trabalho, sindicatos;

• Entidades de ensino e pesquisa, regulamentações governamentais;

• Comércio exterior, economia internacional;

• Meio ambiente;

• Público (em função da imagem e atitudes da empresa);

• Imprensa em seus diversos segmentos.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema