Anemia e diabetes são causas de uma má alimentação

Muito da saúde do nosso corpo depende diretamente dos nossos hábitos diários necessários, à alimentação, higiene, qualidade de sono, entre outros fatores. No tocante à alimentação, existem algumas doenças que são mais diretamente associadas a rotinas de má alimentação. Neste texto vamos abordar melhor a anemia e o diabetes como produtos de um rotina alimentar dedficitária.

Anemia

A anemia geralmente é diagnosticada pelos sintomas de cansaço, indisposição, anorexia, palidez de pele e mucosas e fraqueza. Isso ocorre porque há carência de nutrientes essenciais para o organismo, fazendo com que a hemoglobina no sangue fique mais baixa que o normal. Para prevenir a anemia basta ter uma alimentação balanceada com todos os nutrientes presentes, dentre eles, os que são encontrados nas frutas, legumes, leite e seus derivados.
Outros alimentos importantes para produção de hemácias e que podem ser consumidos diariamente são as carnes, peixes, ovos e aveia, os quais são ricos em ferro e minerais que são essenciais para sua prevenção.

Diabetes

Para diagnosticar os sintomas da diabetes basta observar se está com muita sede, muita vontade de urinar, tonturas, visão borrada, perda excessiva de peso e cansaço.
Existem dois tipos de diabetes: a Diabete Mellitus (DM) tipo I e a Diabete Mellitus (DM) tipo II. A DM tipo I é ocasionada quando o pâncreas para de funcionar naturalmente, sendo assim, ela é tratada com aplicações de insulinas pelo próprio diabético.
Já a DM tipo II ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou fica incapaz de utilizá-la corretamente, afetando o processamento dos alimentos no organismo.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e quando você se alimenta, a maior parte ingerida é transformada em açúcar que o sangue leva para as células em forma de energia. Sendo assim, a insulina ajuda na entrada do açúcar nas células e controla a taxa de glicose no sangue.
Consequentemente, quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou para de fabricá-la, as células não absorvem o açúcar do sangue, deixando alta a taxa de glicose.

Agora vamos saber o que causa a diabetes.

O que causa a DM tipo II normalmente é o envelhecimento e aumento de peso, mas crianças e adolescentes obesos também estão propensos a desenvolver a doença. Outro fator que influencia muito é a hereditariedade que pode ocasionar a pouca produção de insulina no corpo.
Para que o tratamento da diabetes tipo II seja realizado com sucesso, a opção é manter uma alimentação saudável, sempre fazer uma dieta balanceada, fazer exercícios físicos e tomar remédios que controlam o nível de açúcar no sangue.

Se o paciente não cuidar e não controlar diariamente a sua diabetes, poderá sofrer lesões mais sérias, como dificuldade de cicatrização, infecções na presença de fungos, úlceras de pressão e até a amputação de membros.

Sendo assim, para prevenir a diabetes é recomendável fazer atividades físicas, ter uma alimentação saudável, manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão e evitar medicamentos que possam sobrecarregar o pâncreas, como por exemplo, a cortisona.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema