As cores no MuayThai

As lutas desportivas e artes marciais representam atividades significativamente importantes na prática de exercícios físicos e são, muitas vezes, elementos interessantes para que os professores de educação física desenvolvam seu trabalho com seus alunos em todas as idades.
Por essa razão, vamos apresentar algumas informações pertinentes para conhecer um pouco mais sobre o MuayThai.
O MuayThai é uma luta de origem tailandesaque também é chamado de Boxe Tailandês.Mas diferente do boxe tradicional, o MuayThai caracteriza-se pela combinação de golpes que utilizam os punhos, os cotovelos, os joelhos, as canelas e os pés e, por isso,é conhecida como “a arte das oito armas”. É considerado o esporte nacional da Tailândia etambém é uma arte marcial que pode ser praticada tanto por homens quanto por mulheres. Na Tailândia não existe um sistema de evolução na graduação do atleta de MuayThai e isso é muito comum nas artes marciais orientais. Os atletas lutam nas categorias amador e profissional e são divididos apenas em graduados e não graduados. Não existem diversas faixas e o nível dos atletas não é representado por cores, como ocorre no sistema ocidental.
De acordo com as informações da Confederação Brasileira de MuayThai (CBMT), esse esporte de luta foi introduzido no Brasil no ano de 1979 por Nelio Naja. Já em 1980, a primeira associação de MuayThai foi criada e em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual de MuayThai no país. Nesse campeonato o Rio de Janeiro recebeu o título de campeão.
A graduação do MuayThai no ocidenteé feita a partir de um sistema de cores, onde as faixas coloridas representam a evolução gradual do atleta.  Como era de se esperar, a Confederação Brasileira de MuayThai segue esse modelo de graduação com cordas coloridas para seus atletas. O atleta usa um Kruang amarrado no braço para o reconhecimento de sua graduação no esporte. O Kruang é uma corda colorida e cada cor do Kruang representa um nível diferente e,também, um incentivo para a evolução no aprendizado dessa luta. Cada corda pode apresentar um ou duas cores combinadas para determinar o grau do atleta.
O sistema de cores na graduação do muaythai começa no kruang totalmente branco, que é chamado de grau branco e vai até o Kruang preto e branco com a ponta vermelha, que é o mais elevado nível, considerado grau grão mestre. As outras cores que podem estar presentes no Kruang são o azul escuro e o azul claro.
De acordo com a classificação adotada pela Confederação Brasileira de MuayThai as cores representam o nível do atleta, ou seja, seu grau. A classificação progressiva de cores usada pela a CBMT nas cordas é a seguinte:

• Grau Branco
• Grau branco com ponta vermelha
• Grau vermelho ponta azul clara
• Grau azul claro
• Grau azul claro ponta azul escura
• Grau azul escuro
• Grau azul escuro ponta preta
• Grau preto
• Kruang preto e branco, com a ponta preta
• Kruang preto e branco, com a ponta vermelha

Um Kruang de cor azul escuro identifica um atleta que chegou ao nível de se tornar um professor. Já o Kruang azul escuro com a ponta preta representa um instrutor máster. Quando recebe o grau preto, o atleta já é considerado um professor e com o grau preto e branco com a ponta preta se torna um mestre. O maior grau é representado pela corda de coloração preta e branca com a ponta vermelha, que identifica um grão mestre no MuayThai.
O reconhecimento de graus na evolução da prática de esportes de luta, embora seja uma característica cultural do ocidente que, algumas vezes, conflita com as origens de diversas artes marciais, é bem difundida e aceita entre seus praticantes e retrata a realidade de como o esporte ou arte marcial é desenvolvido em cada país aonde ele vem a ser experimentado e praticado. O conhecimento dessas classificações é tão importante quanto o conhecimento das técnicas e táticas desportivas, para os profissionais de educação física que pretendem trabalhar desenvolvendo as habilidades desses esportes de luta em suas aulas.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esportes.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema