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Barreiras na comunicação: o que é?

 
Informações que por algum motivo chegam incompletas, decisões que não são de conhecimento geral dentro da empresa, departamentos que não conseguem alinhar suas demandas e processos… Estes são apenas alguns dos muitos problemas que podem ocorrer dentro da estrutura empresarial. 

Construir um ambiente baseado na comunicação eficiente pode ser o diferencial que fará sua empresa alcançar resultados extraordinários, afinal, assim todos os setores conseguem trabalhar em unidade. Afinal, estudos da Harvard Business School afirmam: cerca de 70% dos problemas dentro das empresas advêm, direta ou indiretamente, de barreiras na comunicação. 

E é exatamente a forma como as empresas lidam com essas barreiras que define o futuro da organização. Um estudo aprofundado para identificar a fonte do problema é o eixo inicial de trabalho, que deve ser seguido de análises aprofundadas para que seja possível pensar em ferramentas e estratégias eficientes, a fim de sanar essas barreiras e melhorar o fluxo de ideias e dados entre os setores e os colaboradores em diferentes áreas. 

Podemos destacar, ainda, que o processo de comunicação precisa andar lado a lado com a estrutura organizacional, até porque, muitas vezes, as barreiras relacionadas a comunicação entre profissionais estão em questões ligadas justamente a esta estrutura. Sendo assim, torna-se imprescindível que os líderes estejam sempre comprometidos em remover os obstáculos, fazendo com que não haja impeditivos de crescimento profissional e empresarial. 

Vale destacar que, assim como em qualquer mudança, mexer no fluxo de comunicação de uma organização requer paciência por parte dos envolvidos, uma vez que, no ambiente empresarial, nada ocorre de um dia para outro. 

De forma simplificada, quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, que pode se apresentar das seguintes maneiras: 

O nível de influência das barreiras, sob o processo de comunicação, varia de acordo com as relações interpessoais existentes entre as pessoas envolvidas na comunicação. Confira alguns exemplos: 

Os problemas de comunicação podem gerar muito mais do que problemas internos na empresa, podendo causar, inclusive, problemas com os clientes e, consequentemente, insatisfação, baixa produtividade e perda do market share. Para evitar que isso aconteça, a melhor sugestão é exercitar não só a autopercepção, mas também a percepção sobre o outro e os contextos de cada situação. 

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