Como a atividade física pode ajudar na saúde e beleza

Como a atividade física pode ajudar na saúde e beleza

Nosso corpo requer exercícios físicos para manter-se saudável e em equilíbrio. Entre os benefícios da atividade física estão: a prevenção do risco de ocorrência de diabetes, de doenças cardíacas, da obesidade e da hipertensão arterial, ajuda numa melhor mobilidade e equilíbrio, mantém a saúde em geral em bom estado, diminui a depressão e a ansiedade, além de auxiliar na boa forma física.

O sedentarismo: Mal do século

Apesar das vantagens da prática de exercícios físicos, um número exorbitante de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde, são sedentárias. O dia a dia não requer esforços musculares como antigamente, uma vez que as facilidades dos meios de transporte, os controles remotos, os elevadores e até mesmo as demandas profissionais promovem um suposto conforto onde a força física fica quase ausente. Assim, a própria rotina contribui para o grande número de sedentários, indo contra o lema da vida saudável. 

Para garantir uma boa saúde, no entanto, é preciso ir contra a correnteza do comodismo e procurar maneiras de exercitar o corpo.

Começar a prática de exercícios é uma decisão inteligente

Ir ao encontro da saúde é uma decisão inteligente porque, com o aumento da expectativa de vida, a prática de exercícios físicos proporciona uma qualidade de vida melhor e por mais tempo. 

Ao exercitar-se, os benefícios dessa prática se espalham pelo corpo todo. Ela faz com que a pessoa se afaste por algum tempo de sua rotina e problemas do dia a dia, promovendo relaxamento e bem-estar. Há redução da dor, maior consciência da eficácia corporal e do controle pessoal.

O exercício para definição muscular

Para quem também está interessado em esculpir um belo corpo, a atividade física vem completamente a favor. A prática da musculação é uma das mais relevantes nesse sentido, uma vez que ela produz um resultado estético relativamente rápido ao combinar uma alimentação balanceada e regularidade nos exercícios.

Existem especificidades entre a musculação feminina e a masculina, sendo que cada série de exercícios corresponde aos objetivos de embelezar e fortalecer a musculatura de cada gênero. 

Na musculação feminina, por exemplo, se pode conquistar seios bonitos ou glúteos mais firmes sem recorrer a cirurgias através de uma série de exercícios programada apenas para esses objetivos.

Não é necessário ir à academia

Além da alternativa de frequentar uma academia, medidas como não a de utilizar o elevador, caminhar ou andar de bicicleta até o local de trabalho também podem ser considerados exercícios físicos e fazem o corpo sair da posição de sedentário e ainda queimar algumas calorias em excesso. 

Ter boa vontade e separar um tempo para si mesmo para movimentar-se é dar a oportunidade de ter um corpo mais saudável, aumentar a autoestima, ter uma qualidade de vida melhor e investir num futuro sem complicações relacionadas à saúde.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema