Pesquisar

Como a criança era vista e tratada desde a época medieval até o século XX?

A sociedade tradicional medieval via mal a criança e pior ainda o adolescente. Nesta época não havia espaço para a família, mas na verdade o que não existiam eram os sentimentos e valores.

A família não tinha função afetiva, sua missão principal era: a conservação dos bens; a prática comum de um ofício; a ajuda mútua, entre homem e mulher, pois sozinhos não podiam sobreviver; ainda nos casos de crise, a proteção da honra e da vida.

Portanto, a passagem da criança pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante, sendo que ela mal tinha condições de forçar a memória e tocar a sensibilidade de um adulto.

Tão logo a criança apresentasse algum embaraço físico, era misturada em meio aos adultos e partilhava de seus trabalhos e jogos. De “criancinha pequena” ela se transformava imediatamente em “homem jovem”, sem passar pelas etapas da juventude.

Como a criança é vista na arte medieval?

A arte medieval representava a criança como um adulto em escala reduzida. Por que é importante analisarmos a arte no estudo da história da infância? Na verdade acontecia que as pinturas e as esculturas refletiam desconhecimento total sobre a criança.

As imagens retratadas nada mais eram do que pessoas musculosas, com físico de adulto, onde a única diferença resumia-se numa estrutura menor. Elas nunca eram retratadas sozinhas e jamais ocupavam algum ponto central da tela.

O que podemos concluir até agora? A passagem da criança pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante. Ela era vista como substituível, como ser produtivo que tinha uma função utilitária para a sociedade, pois a partir dos sete anos de idade era inserida na vida adulta e se tornava útil na economia familiar.

Realizando tarefas, imitando seus pais e suas mães, os acompanhava em seus ofícios, cumprindo, assim, seu papel perante a coletividade. A duração da infância era reduzida no período mais frágil, enquanto “filhote de homem” não podia cuidar de si sozinha. (ROCHA, 2002).

Séculos XVII a XIX

Sem dúvida, o século XVII constitui-se um marco na evolução dos sentimentos em relação à infância. Aos poucos a sociedade foi percebendo que a criança não poderia ser tratada de maneira igual a um adulto. Mas, não podemos esquecer que esse processo foi gradual e lento. Foi neste século que a infância mereceu maior atenção, levando a uma descoberta gradativa de sua estrutura física, de sua linguagem e de suas peculiaridades.

As crianças passaram a ter os seus próprios trajes, diferentes dos usados pelos adultos, o seu próprio quarto, comidas consideradas mais adequadas a elas. Nascia uma ideia de inocência na infância.

Constata-se, com isto, uma evolução na percepção e, consequentemente, no sentimento dirigido à criança. De um ser ignorado, ela passa a ser valorizada a partir de sua perda (morte) para, finalmente, ser reconhecida a sua importância enquanto viva por si mesma.

A formação moral das crianças

Surge ainda nessa época uma preocupação com a formação moral das crianças e com sua transformação em homem racional.

Essa perspectiva aparece com o surgimento, nos homens da lei e eclesiásticos, com uma sensibilidade, com a disciplina e preservação moral da criança. A partir daí tudo mudou no lar. A família tornou-se o lugar de uma relação de afeto necessária entre os cônjuges e os filhos, algo que ela não era antes.

Essa afeição se exprimiu com importância adquirida pela educação. Não se tratava mais de criar os filhos em função dos bens e da honra. Tratava-se de um sentimento inteiramente novo. Os pais passaram a se interessar pelos estudos de seus filhos e a família começou então a se organizar em torno da criança, e muitos autores afirmam que nessa época ela começa a sair do anonimato.

A criança passa a ser focalizada de um lado pela própria família, considerando-a engraçadinha, possuidora de comportamentos interessantes e, por outro, externo ao meio familiar e voltado para a importância da infância enquanto época da vida merecedora de orientação e educação.

No século XIX, ninguém ousaria então a consolar-se da perda de uma criança na esperança de ter outra. Esse pequeno era insubstituível e essa perda era irreparável. Houve, portanto, uma redução voluntária da natalidade.

O mais importante dessa época foi a verdadeira descoberta da “infância”, suscitaram interesses que culminaram em mais estudos e mais conhecimentos. Toda a evolução de nossos costumes, contemporâneos, torna-se incompreensível se desprezarmos esse crescimento no sentimento da família. Não foi o individualismo que triunfou, foi a família.

A partir de século XX

Ocorre uma grande virada no pensamento científico e filosófico, marcada principalmente pelos estudos de Freud, que enfatizou a importância da infância, afirmando que muitas das neuroses tinham origem em traumas ocorridos na infância. O conceito – adolescência – não existia até o século XX. Os indivíduos hoje chamados de adolescentes pertenciam ao grupo de crianças.

A adolescência representava a fase final da infância e, na escola, eles eram separados dos adultos, permanecendo nas salas reservadas aos menores. No entanto, a partir do momento que esse conceito surge, maior ênfase será dada a essa fase que, como os estudos mostraram, pode ser complicada devido às mudanças internas e externas.

A criança realmente se torna o centro das atenções; ou seja, o principal motivo pelo quais os pais enfrentam duras jornadas de trabalho e sacrifício. De um modo geral, todo pai e mãe objetiva dar o melhor para os filhos. Hoje os casais optam por terem poucos filhos, uma média de dois.

A maior preocupação, nas classes mais privilegiadas, é manter a agenda da criança cheia, com aulas de inglês, natação, computação, judô, balé, etc. Ela vive em uma rotina cansativa, tendo um contato restringido com os pais, porque o tempo disponível de ambos é menor.

Por outro lado, os pais ficam emocionalmente mais sensíveis às necessidades das crianças, a ponto de procurarem recompensar a ausência oferecendo inúmeros “mimos”, roupas, eletrônicos, brinquedos e até muitos doces.

A década de 70 e a qualidade do tempo

Na década de 70 surgiu o conceito da “qualidade do tempo”, segundo o qual o importante não é passar horas e horas com os filhos e sim aproveitar bem o tempo que os pais passam com eles. Significava olhar a criança dentro dos olhos, conversar com ela, rir em sua companhia, fazer-lhe carinho e chamar-lhe atenção para o mundo em volta.

Constamos que nos dias de hoje o ambiente doméstico tornou-se palco de uma batalha contra o relógio. No qual os pais sentem-se obrigados a dar total atenção aos filhos no pouco tempo que dispõem e isso se transforma em um esforço que deixa os pais exaustos, e muitas vezes carregando um sentimento de culpa.

Caminhou-se bastante desde a Idade Média. A criança saiu do anonimato e tornou-se centro da vida dos casais. Ocorreram muitas mudanças dramáticas, mas o principal é os pais saberem achar um equilíbrio entre as inúmeras tarefas profissionais e domésticas, mas jamais se esquecer da responsabilidade de se criar e educar um filho.

Com tudo que aprendemos, fica aqui um alerta: o profissional pode ajudar os pais a perceberem que o mais importante é a criança saber que é amada. E importante na vida de seus pais é que nada substitui o tempo no qual passam juntos.

Gostou do artigo? Inscreva-se e continue nos acompanhando.  Aproveite para conhecer nosso portólio de cursos!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading