Componentes do Núcleo Celular: Quais são?

Componentes do Núcleo Celular Quais são

Película constituída por duas membranas de natureza lipoprotéica, separadas entre si por um espaço chamado perinuclear. A membrana externa, voltada para o citoplasma, possui poros e ribossomos aderidos a sua superfície, apresentando-se contínua com o retículo endoplasmático.

A membrana nuclear possui poros que estabelecem comunicação entre o citoplasma e o interior do núcleo.

Função: Separar o material nuclear do citoplasma.

Nucleoplasma

Também conhecido como cariolinfa ou suco nuclear. Apresenta-se como uma solução aquosa de proteínas, metabólitos e íons, preenchendo o espaço entre a cromatina e os nucléolos.

Cromatina

Agora vamos entender que a cromatina é um conjunto de fios finos, dispersos no nucleoplasma. Cada um deles é formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos. Podemos dividir a cromatina em dois tipos:

Heterocromatina

Região mais condensada (enrolada) do cromossomo. Permanece inativa durante a transcrição do DNA em RNA.

Eucromatina

Região menos condensada do cromossomo. Podem entrar em atividade durante a transcrição do DNA em RNA.

Cromossomos

Os seres humanos possuem um total de 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Dois desses cromossomos, X e Y, determinam o sexo e são os chamados cromossomos sexuais. As mulheres possuem dois cromossomos X e os homens um cromossomo X e um Y. O cromossomo Y serve basicamente para determinar o sexo masculino.

Estrutura e Classificação dos Cromossomos

Durante o período de intérfase (período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas), os cromossomos se apresentam com um ou mais filamentos de cromatina individuais denominados cromonemas.

Em um cromossomo, podemos encontrar regiões de constrição ou estrangulamento que o dividem em partes. Conhecem-se dois tipos de constrições: as primárias e as secundárias.

Constrições Primárias

Constrição primária é um estreitamento ou um estrangulamento do cromossomo formando uma cintura que é denominada centrômero.

Constrições Secundárias

Constrição secundária é outra zona de estreitamento do cromossomo, caracterizada por não possuir centrômero. Em alguns cromossomos está localizada bem próxima da extremidade.

Cromátide ou Cromatídio

É cada um dos dois filamentos de DNA formados pela duplicação de um cromossomo durante a divisão celular.

De acordo com a posição do centrômero, podemos classificar os cromossomos em quatro tipos: Submetacêntrico, acrocêntrico, metacêntrico e telocêntrico.

Cromossomos Homólogos 

São pares de cromossomos existentes em células somáticas que são iguais entre si, ou seja, possuem os genes. Tais genes possuem a mesma localização nos dois cromossomos (genes alelos), resultando em mesmos caracteres.

Genes Alelos

São genes na mesma posição, ou seja, a sequência de genes de dois homólogos é idêntica, controlam os mesmos caracteres.

Célula Haplóide

Células ditas haplóides (n) possuem apenas um cromossomo de cada tipo característico da espécie. Nas células haplóides não há pares de homólogos, há apenas um representante de cada par.

O exemplo mais clássico é o gameta ou célula reprodutora. O óvulo humano possui 23 cromossomos, sendo apenas um de cada tipo. A fusão do mesmo com o espermatozóide na fecundação restabelece o número diploide (2n).

* n representa o número de tipos de cromossomos.

Genoma

É um conjunto haplóide de cromossomos de uma espécie, ou seja, toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA.

Cariótipo

É o conjunto de dados sobre número, tamanho, forma e característica dos cromossomos de uma espécie.

Nucléolo

Estrutura arredondada, não membranosa e de aspecto esponjoso. Está localizada no nucleoplasma. Estão ligados principalmente à coordenação do processo de divisão celular e a síntese de RNA.

São desintegrados durante o processo de divisão celular.

E aí, gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema