Dicas caseiras para gengiva inflamada

Se as gengivas apresentam sangramento com inchaço nas escovações, isso pode ser um sinal de uma inflamação nas gengivas, ou gengivite. Caso não seja tratada corretamente, pode ser que este problema venha a piorar, trazendo doenças ainda mais graves, entre elas o mau hálito crônico ou até mesmo a perda dos dentes.

O cuidado com a gengiva é essencial para uma boa higienização bucal, sendo importante para a manutenção da saúde da sua boca e prevenir algumas doenças. Abaixo é possível conferir algumas dicas para amenizar a gengiva inflamada.

Confira algumas técnicas que podem ser realizadas em casa, de forma simples e prática:

Dica 1: Chá de camomila para bochecho e gargarejo:


a) Pegue uma chaleira e prepare um chá de camomila, esta é uma erva fácil de encontrar em qualquer mercado;

b) Depois de preparar o chá, deixe-o esfriar e com apenas três colheres deste chá faça bochechos e gargarejos duas vezes ao dia; A camomila é capaz de amenizar as dores, além de melhorar a circulação sanguínea nas regiões afetadas, amenizando assim a gengivite.

Dica 2: Amenizando as dores:


a) Caso as gengivas estejam doendo muito ou com inchaços, realize um bochecho de água salgada. Um copo com quatro colheres de sopa de sal já é suficiente. Esta solução ajuda a matar as bactérias e alivia bastante as dores;

b) Se a dor estiver muito intensa, uma dica útil para anestesiar as gengivas, é o uso de um saco de gelo sobre a região onde se sente dor. Isto auxilia na redução do inchaço e serve também como anestesiante;

c) Para eliminar os germes na região bucal, basta utilizar junto com a pasta de dente um pouco de bicabornato de sódio (a quantidade mínima possível).

Dica 3: Enxaguante bucal com aloe vera:

  1. A babosa é capaz de reduzir as placas bacterianas e a gengivite, auxiliando assim no tratamento da gengivite;
  2. Para utilização da babosa, é necessário extrair o suco da planta, diferentemente de outros enxaguantes, não é necessário realizar a diluição do suco;
  3. Realize o bocheche por 30 segundos e depois cuspa solução
  4. Repita o procedimento de 2 a 3x ao dia.
  5.  

Dica 4: Óleo de coco:

  1. Por conter ácido láurico que tem propriedades anti-inflamatórias e é capaz de reduzir significantemente as placas bacterianas e a gengivite;
  2. Coloque de 1 a 2 colheres de chá de óleo de coco na boca;
  3. Bocheche por cerca de 5 minutos;
  4. Lave a boca com água;
  5. Cuspa a água;
  6. Beba um copo cheio de água;
  7. Escove seus dentes


Procure ajuda especializada!

Estas dicas não garantem que o problema seja resolvido por completo, mesmo que as dores e os inchaços nas gengivas melhorem, é importante procurar ajuda médica especializada. Apenas um especialista poderá indicar os métodos e os produtos corretos para o tratamento de inflamação nas gengivas ou gengivite, além de acompanhar o problema até se chegar na sua cura.

O acompanhamento profissional é essencial para a eliminação da gengivite, os tratamentos caseiros são uma maneira de aliviar os sintomas, porém, o acompanhamento de um profissional trará um tratamento capaz de eliminar esse incomodo.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema