Dicas de como pintar o telhado

Dicas de como pintar o telhado

É possível pintar o telhado de uma edificação, no entanto, muitos profissionais sugerem a troca das telhas por telhas novas esmaltadas na cor desejada. Como sabemos que isso envolve custos relativamente altos, vamos apresentar algumas dicas para realizar tais pinturas.

Qual o tipo de tinta ideal?

Segundo a Eternit, fabricante de telhas de fibrocimento, suas telhas podem ser pintadas com tinta látex acrílica. Em telhados instalados até um ano, é recomendada pintura interna e externa com tinta látex acrílica utilizando rolo, pincel ou pistola. 

O rendimento de um galão de 3,6 litros corresponde aproximadamente a 40m² (2 demãos). A fixação e a durabilidade são satisfatórias por cerca de quatro anos.

Importante cuidar antes de realizar a pintura

Para um melhor resultado, aconselham, antes da pintura, a limpeza do telhado. Esta pode ser feita com uso de água corrente, utilizando jateamento de água com baixa pressão, esponja ou pano macio, e não se deve utilizar escova de aço.

Se o telhado for muito inclinado, devem-se amarrar as tábuas para evitar deslizamento e pregar pequenos sarrafos, a cada 40 cm, para servirem como degraus de escada. Para evitar acidentes é importante o uso de equipamento de segurança com cintos e cordas.

Avalie o telhado

Muito embora demos ênfase na questão sustentável e no quanto uma pintura de telhas pode renovar e deixar o telhado feito novo, é preciso antes de tudo avaliar e analisar o estado das telhas quanto à sua deterioração.

Afinal de contas, a recomendação da pintura se direciona às telhas que perderam brilho e cores. As telhas quebradas e em estado ruim, deverão ser substituídas, certo?

Em razão de sua forma plana, a telha de amianto é um dos modelos de telhas mais fáceis de pintar. 

 Após analisar as telhas e verificar a possibilidade de pintá-las e reformá-las, prepare a superfície para a pintura.

Com o auxílio de uma vassoura, escova e jato de água efetue e limpeza plena da superfície, retirando toda a sujeira que esteja impregnada nas telhas.

Passe um pano para retirar algum resquício de poeira nas telhas, para evitar que esta sujeira se misture com a tinta e prejudique a pintura, comprometendo o acabamento final.

Passo a passo para a pintura de telhado

Para que não ocorram falhas, sugere-se seguir as recomendações disponibilizadas a seguir.

Passo a passo:

1º Passo

É importante limpar todas as telhas antes de iniciar a pintura. Isso serve para evitar que a sujeira se misture com a tinta fresca e acabe manchando ainda mais as telhas.

2º Passo

Depois de preparar a tinta, conforme orientação do fabricante, passe a primeira demão com um rolo de lã ou pincel, procurando seguir numa única direção, para deixar a pintura mais uniforme.

3º Passo

Finalizada a primeira demão, espere a tinta secar por completo. Em seguida, aplique a segunda demão de tinta. Geralmente, duas demãos são suficientes para deixar a telha como nova.

Finalização

Se notar que ainda não está com uma cor sólida, procure dar uma terceira demão de tinta. Não se esqueça de, em cada uma das demãos, realizar a pintura de acabamento, como as pontas e laterais das telhas.

E aí, gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema