Energia e transformação química

As transformações químicas são chamadas reações químicas, estas são constituídas por reagentes se transformando em produtos. Existem algumas leis de transformação.
A primeira destas leis é a Lei da Conservação das Massas, (enunciada por A. L. Lavoisier em 1774) e a segunda é a Lei das Proporções Definidas. (também chamada Lei da Composição Definida).
Pode-se concluir que o sólido preto (sulfeto ferroso) produzido tem propriedades que o diferenciam do Ferro e Enxofre, surgiu uma nova espécie de matéria. Tal processo recebe o nome de transformação química.
Um fato de grande importância na observação das transformações químicas e físicas é que matéria e energia estão intimamente relacionadas. Essas transformações acontecem com liberação ou absorção de energia, por exemplo, a Energia Luminosa é absorvida na fotossíntese dos vegetais e liberada na queima de uma vela; a Energia Elétrica é liberada em uma pilha e absorvida na recarga de uma bateria de automóvel.

No que a energia pode ser transformada?

Como mencionado, a energia pode ser transformada em outra, da mesma forma que uma substância química também pode ser transformada em interconversão de energia. Veja os exemplos:
• Numa lâmpada, a Energia Elétrica é transformada em Energia Luminosa e Térmica.
• Numa usina termelétrica, a Energia Térmica é transformada em Energia Elétrica.
• Num aquecedor solar, a Energia Solar é transformada em Energia Térmica.
• Num um ferro de passar roupa, a Energia Elétrica é transformada em Energia Térmica.
• Num motor à explosão, a Energia Térmica é convertida em Energia Mecânica.
Tipos de transformações Químicas

Em uma reação química, pode haver liberação de Energia Luminosa, Elétrica, Térmica, entre outras.
A combustão é uma reação química que libera calor, Energia Térmica. As mudanças em um material podem acontecer das seguintes formas: por junção de substâncias, por ação da luz, por ação do calor, por ação mecânica e por ação da corrente elétrica.

As transformações químicas ocorrem quando há alteração na constituição do material, formando assim novas substâncias. 
Uma maneira de comprovar a existência de uma transformação química é através da comparação do estado inicial e final do sistema. Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura.Veja algumas curiosidades:
• Na combustão completa da gasolina, álcool e óleo diesel são liberados gás carbônico, vapor de água e Energia Térmica. A Energia Térmica é utilizada para mover motores de carros, caminhões, tratores.
• A energia liberada na combustão do Hidrogênio com o Oxigênio, produzindo água, é utilizada para mover os ônibus espaciais.
• A Energia Térmica liberada na combustão do gás de cozinha é utilizada no cozimento de alimentos, no aquecimento da água dos aquecedores domésticos.
• A energia liberada na combustão em forma de calor pode ser medida em calorias ou em Joule.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema