Entenda o conceito de ética e moral

Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidos, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem bem distinta. No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.Os termos “ética” e “moral” foram utilizados ao longo da história com diversos significados e com relações distintas entre si. Em algumas situações seus significados podem ter sido completamente mudados, dependendo do contexto empregado.

Ética

Toda discussão sobre “ética” sempre se inicia pela revisão de suas origens etimológicas e pela sua distinção ou sinonímia com o termo “moral”. Justifica-se a necessidade de explicitar a origem do termo ethos, uma vez que é de sua raiz primitiva que iremos encontrar as respostas para as ambiguidades terminológicas e imprecisões conceituais

Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, vem do grego “ethos” que significa modo de ser.

Nessa perspectiva, a ética requer que os seres humanos sejam tratados como fim da ação e não como meio para solucionar interesses. Pode ser entendida como um mecanismo de regulação das relações sociais, que tem por objetivo garantir a coesão social e harmonizar os interesses individuais e coletivos.

Moral
O termo moral tem sua origem do latim, que vem de “mores”. Diz respeito ao conjunto de normas, preceitos e regras de conduta e estão atreladas à sociedade em questão, considerando seus aspectos religiosos, políticos e econômicos. A existência da moral não pressupõe a presença da ética.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Apesar da existência de uma semelhança entre as palavras, uma vez que ambas se referem a ações humanas intencionais e sobre critérios de escolha de um determinado tipo de conduta, ao longo dos anos passaram a ter sentidos diferentes. Atualmente, predomina o entendimento de que existe a distinção, tanto semântica quanto conceitual entre ética e moral.

Assim, por moral se compreende o conjunto de regras de condutas assumidas livre e conscientemente pelos indivíduos, organizando as relações interpessoais. A ética, é um conceito mais abstrato, constituindo uma parte da filosofia que ocupa a reflexão nobre noções e princípios que possam fundamental a vida moral do indivíduo.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhantes. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga acompanhando nosso conteúdo e conheça nossos cursos voltados para a área.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema