Entendendo o Teclado do Notebook

O teclado é um dos dispositivos responsáveis pela entrada das informações digitadas no notebook. Possui algumas teclas no padrão de máquina de escrever, e outras com funções mais específicas. No Brasil, o tipo de teclado mais utilizado é o “Teclado Português ABNT2”, que é semelhante ao teclado de uma máquina de escrever, por conter a tecla “ç”.


Teclas de Função

As teclas de função vão do ESC ao F12. Essas teclas são utilizadas para funções operacionais, como por exemplo: a tecla (F1), que serve para acessar tópicos de ajuda de alguns programas.


São muito utilizadas em combinação com as teclas, Ctrl, Alt e Shift. A tecla Esc é muito utilizada para interromper a execução de alguns programas, sem a necessidade dos procedimentos normais de finalização, por exemplo: para sair de um programa em uso, basta pressionar a tecla Esc para que o mesmo seja fechado.


Teclas de Digitação

Essas são as mesmas teclas encontradas em qualquer máquina de escrever. Ficam organizadas em 5 (cinco) fileiras, de “0 a 9”, de “A a Z”, além das teclas de símbolos e caracteres especiais, como os acentos, por exemplo.


Outras Teclas Disponíveis


Tab –
A função mais comum desta tecla é marcar o início de um parágrafo. É utilizada também para avançar campos, por exemplo: “pular” para a próxima célula de uma tabela.


Caps Lock – Esta tecla aciona a digitação das letras em maiúsculo. Quando a luz indicadora do Caps Lock estiver acesa, todo o texto será digitado em letras maiúsculas.


Shift – Esta tecla é utilizada normalmente para digitar as iniciais das palavras em letra maiúscula, para isto é só pressionar Shift e a letra desejada. Também pode acionar os sinais gráficos secundários e sinais de pontuação e acentuação.


Ctrl ou “control” – Esta tecla é muito utilizada em teclas de atalho. Para isso, basta manter a tecla Ctrl pressionada e apertar a outra tecla que faça parte da combinação, por exemplo: ao pressionar Ctrl + C, podemos copiar trechos de um texto que esteja selecionado.


Alt – Esta tecla é pouco utilizada na digitação de textos, mas serve para acionar um terceiro símbolo de uma tecla (observe que algumas têm três símbolos). Porém, no ambiente Windows, é utilizada para combinação de atalhos, por exemplo: para passar de um programa para o outro, utilizamos Alt + Tab.


Backspace – Esta tecla retorna o cursor, apagando o que foi digitado, enquanto estiver sendo pressionada.


Enter – Esta tecla é utilizada na digitação de textos para iniciar um novo parágrafo. No ambiente Windows, pode ser utilizada para operações diversas, por exemplo: ao selecionar uma pasta e apertar Enter, essa pasta será aberta.


Windows – Com esta tecla você aciona o menu “Iniciar” do Windows, e também pode ser combinada com outras teclas para atalhos.


Alt Gr – Esta tecla equivale às teclas Alt + Ctrl combinadas, e é utilizada em combinações para atalhos.


Menu – É utilizada para exibir um menu com opções correspondentes, por exemplo: ao selecionar uma pasta e pressionar essa tecla serão exibidas opções de possíveis operações com a pasta.


Espaço – Esta tecla é utilizada para dar espaços em seu texto.


Fn – É utilizada para acessar a terceira função disponível nas teclas do notebook, geralmente sinalizadas em cores diferentes.


Print Screen, Scroll Lock e Pause Break


Print Screen – Esta tecla é muito utilizada para capturar a tela que está sendo visualizada no computador, gerando um arquivo de imagem para utilização posterior.


Scroll Lock e Pause Break – Estas são teclas utilizadas em ambiente DOS, servindo para avançar ou interromper a exibição de dados na tela.


Dica: Para utilizar as teclas Scroll Lock e Print Screen, é necessário pressionar antes a tecla Fn no teclado do notebook.


Teclas de Cursor


Estas são as teclas que permitem o deslocamento do cursor pelo documento. São elas:

Home – Combinada com o Ctrl, avança o cursor para o início do documento.


End – Combinada com o Ctrl, avança o cursor para o fim do documento.


Page Up – Avança o cursor para o último ponto, antes do trecho que está sendo lido ou digitado.


Page Down – Avança o cursor para o próximo ponto, depois do trecho que está sendo lido ou digitado.


Insert e Delete


Insert – Quando esta tecla é ativada, faz com que as letras digitadas apaguem o texto já existente, um caractere por vez.


Delete – Esta tecla serve para apagar. Basta selecionarmos o trecho do texto a ser excluído e pressionarmos a tecla “Delete”.


Dica: Quando alteramos ou excluímos nosso texto, temos a opção de voltá-lo, utilizando o comando “Desfazer”, acionado quando pressionamos as teclas Ctrl e Z simultaneamente.


Teclas de Movimentação do Cursor
Essas teclas são utilizadas para movimentar o cursor pelo texto, de
acordo com a direção escolhida, tendo como opções: mover para cima, para
baixo, para o lado esquerdo e para o lado direito.


Luzes Indicadoras


Estas luzes nos informam se as funções Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock estão ativadas.

• Num Lock ativa o teclado numérico.
• Caps Lock ativa a digitação de letras maiúsculas.
• Scroll Lock ativa a interrupção da rolagem de dados no ambiente DOS
.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Tecnologia.

Mais artigos sobre o tema