Ética: Origem Etimológica da palavra

A palavra ética originou-se do grego “ethos”, que significa modo de ser, costume ou hábito. Esse termo reflete o caráter e a natureza de cada indivíduo enquanto forma de vida adquirida ou conquistada.


Provavelmente, os conceitos relacionados à ética surgiram pela convivência do ser humano em sociedade, como forma de balizar o comportamento das pessoas para o bem-estar e a segurança do grupo.


Com o passar do tempo, foram criadas leis para inibição de comportamentos muito negativos, como roubos e assassinatos, e estabeleceram-se penalizações para comportamentos considerados prejudiciais à sociedade.

O que é a Ética?


A ética é a ciência da conduta humana, a teoria do comportamento moral das pessoas na sociedade. Ela busca a compreensão racional das ações ou atitudes dos homens.

A ética é alvo de constantes discussões, pois aquilo que é eticamente correto para uma pessoa pode não ser para outra, dando origem assim a um dilema ético, como por exemplo: demitir um excelente colaborador, ou assumir gastos na folha de pagamento que possam representar uma falência no futuro.

Diante de uma questão ética, uma regra de ouro é a utilização do princípio: devemos tratar os outros da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados.

Princípios básicos da ética


A ética possui alguns princípios básicos para regência do comportamento das pessoas que formam uma sociedade: o utilitarismo, os direitos individuais e a justiça.

Conheça-os a seguir:


• Utilitarismo – Crença de que a ética será melhor aplicada quando o maior benefício para o maior número de pessoas for levado em consideração, maximizando ou minimizando as consequências de nossas ações.


• Direitos Individuais – Proteção de direitos essenciais como: o direito à informação, ao processo legal para sua defesa, à privacidade, à liberdade de consciência e etc.


• Justiça – Justiça social e oportunidade, com equidade, na busca de significados e felicidade na vida, com tratamento igual para pessoas iguais.

A ética relaciona-se estreitamente aos costumes, valores e hábitos de um indivíduo e à tradição cultural de um povo.


Assim, podemos dizer que é ético tudo o que está em conformidade com os princípios de conduta humana, de um indivíduo ou de um povo, classificando os comportamentos como bons ou ruins, certos ou errados.

A visão da sociedade sobre a ética


A sociedade tende a definir ética em termos de comportamento. Assim, dizer que uma pessoa não possui ética significa dizer que ela não possui princípios; que age oportunamente de acordo com as vantagens que possa obter e sem coerência e não possui uma opção fundamental de vida.

A ética vai além da lei

É o compromisso das pessoas com o bem da sociedade. Um ambiente ético é criado efetivamente pelos valores cultivados pelas pessoas, prevalecendo atitudes com ênfase na honestidade, na palavra de cada pessoa e no seu exemplo, com comportamentos de equidade, justiça e confiança.


É fundamental o entendimento, diante de cada situação do nosso dia a dia, até onde vai o seu direito e onde começa o do outro, respeitando sempre esses limites. Ser ético é conduzir-se eticamente, não somente quando for conveniente, mas em qualquer situação.


Conheça agora algumas diretrizes do comportamento ético:



• Contribuir para o bem-estar humano e da sociedade.
• Evitar danos a terceiros.
• Ser honesto e digno de confiança, dizendo SEMPRE a verdade.
• Ser justo e agir de forma a não discriminar.
• Honrar os direitos de propriedade.
• Dar crédito apropriado à propriedade intelectual.
• Respeitar a privacidade de terceiros.
• Honrar a confidencialidade.
• Honrar contratos, acordos e responsabilidades atribuídas

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema