Hamster: O que dar de comer?

Os Hamsters são uma opção muito comum de animal de estimação, pois são dóceis e fáceis de cuidar, se tornando uma boa opção para quem não tem muito tempo de cuidar um anila de estimação, sendo uma boa opção para as crianças. Porém, esses animais exigem cuidados, principalmente com a sua alimentação para que possa ter uma longevidade, abaixo é possível conferir algumas dicas quanto a alimentação dos hamsters.

Quem deseja ter um Hamster com certeza já se perguntou: O que dou para ele comer? Esta é uma resposta simples, mas que requer muita responsabilidade por parte do criador, se o mesmo deseja que o animal tenha uma vida saudável por mais tempo.

A alimentação é fundamental para que o seu hamster tenha uma vida prolongado, assim como os seres humanos, a alimentação interfere na saúde dos animais. Por isso, é importante alimentar seu hmaster de maneira adequada e com alimentos que fazem parte de uma dieta balanceada aconselhada para este tipo de animal.

É importante estar sempre variando a alimentação do animal, os hamsters possuem a característica de enjoarem rapidamente se a alimentação for sempre a mesma. É importante também que o comedouro seja de um material resistente, de preferência pesado, para que o animal não derrube toda a comida no chão.

As rações específicas para Hamsters apresentam todas as fontes e nutrientes que o animal necessita. Existem no mercado várias marcas de rações e até mesmo pacotes com sementes variadas que são muito nutritivas. Porém os hamsters não precisam se alimentar somente dessas rações e há outras possibilidades para variar sua alimentação.

O Hamster pode se alimentar de algumas frutas, verduras e legumes tais como:

1. Frutas:


– Banana;
– Caqui;
– Maça;
– Morango;
– Pera.

2. Verduras:


– Couve-flor;

– Folhas de cenoura;
– Brócolis;
– Pepino;
– Repolho;
– Almeirão;
– Acelga;
– Vagem;
– Chicória.

3. Legumes:


– Abóbora;
– Cenoura;
– Nabo.

Para poder modificar ainda mais o cardápio do animal, ele pode ser alimentado também por sementes de girassol, mas não em excesso porque esta semente é muito gordurosa para o organismo do mesmo. Também podem ser servidos: milho cozido, farelo de aveia, flocos de milho sem açúcar, passas, noz e amendoim.

Complemento Alimentar para Hamster

O ideal é complementar a alimentação do seu hamster com outros alimentos que não ultrapassem 10% da quantidade da ração que ele consome. Importante salientar que a mudança brusca de alimentação pode causar stress no animal e problemas de saúde, por isso insira esses alimentos de forma gradual na dieta do seu animal de estimação.

Deve se evitar na alimentação de seu hamster, frutas que contenham muita água, assim como a melancia. Também tem que se evitar alface, esses dois alimentos pode trazer complicações para o hamster.

Assim, a alimentação deve ser analisada com responsabilidade, visto que são inúmeras as opções que podem ser utilizadas para alimentar o animal. A procura por empregar esta variedade, é o principal elemento para que o mesmo possa ter uma boa saúde sempre.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema