Handebol: A equipe, substituições e equipamentos

Handebol já foi um esporte pouco praticado aqui no Brasil e passou por diversas mudanças no seu formato, hoje, aqui no nosso país ele é mais difundido entre a população e carrega um legado de fãs e praticantes.

A história do Handebol no Brasil

Aqui no Brasil, a prática do handebol passou a ser reconhecida a partir dos anos 30 e no ano de 1940 foi fundada, na cidade de São Paulo, a Federação Paulista de Handebol.
Mesmo que o handebol tenha certa representatividade no país, esse esporte ainda é o menos praticado em relação ao futebol, vôlei, basquete etc.

Quem criou o Basquete?

Este esporte foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física e canadense James Naismith que nasceu em 1861 e faleceu em 1940. Quando criou o esporte, trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
E assim como o gol no futebol, a realização de uma cesta no basquete se constitui no momento mais importante de uma partida.

Qual é a formação das Equipes?

Uma equipe de handebol é composta por 14 jogadores. No máximo 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais são os substitutos.
É necessário que durante a partida haja sempre um jogador definido como sendo o goleiro. Este mesmo jogador poderá tornar-se, a qualquer instante, jogador de linha.
O número mínimo de jogadores necessário para o início de uma partida de Handebol é 5. Porém, durante o jogo, esse número de jogadores poderá ser reduzido de acordo com o julgamento dos árbitros.

Como funciona as substituições em uma partida de Handebol?

Durante as substituições, é necessário que os jogadores utilizem a zona de substituição de sua própria equipe para tal, sob o risco de serem punidos pelos árbitros. As substituições podem ocorrer a todos os instantes e várias vezes, sem que se faça necessário comunicar ou pedir permissão ao secretário/cronometrista da partida.
É importante apenas atentar para que, no momento da entrada do jogador reserva, o titular já tenha deixado a quadra de jogo.
Essas substituições devem obedecer aos limites da zona de substituição de cada uma das equipes.

Quais são os itens proibidos durante um jogo de Handebol?

É proibido o uso, durante a partida de Handebol, de não objetos que possam ser perigosos para os próprios jogadores e aos adversários.
Como objetos proibidos (não objetos), podemos mencionar máscaras no rosto, braceletes, relógios, anéis, piercings visíveis, gargantilhas, brincos, óculos sem tiras de sustentação ou com armação sólida, ou qualquer outro objeto que possa ser perigoso.
Alguns objetos, como anéis achatados, brincos pequenos e piercings visíveis podem ser autorizados, de acordo com o critério dos árbitros da partida e sempre deverão estar cobertos para desta forma evitar oferecer risco aos atletas.
As faixas de cabeça podem ser utilizadas se elas forem confeccionadas de material elástico e macio.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Handebol Básico. Conheça também nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »