História da arte: Quais os períodos?

História da Arte é muito rica e complexa, pois ela acompanha o desenvolvimento do ser humano. Portanto, ela está dividida em vários períodos, que contam com a criação de diferentes formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história humana.

Alguns historiadores entendem que a História da Arte, desde a Pré História até os nossos dias, traduz a própria história, isto é, revela o processo de autocompreensão humana.

O que é a arte?

A arte é qualquer produto ou atividade realizado pelo homem com propósito estético ou comunicativo, com tanto que expresse ideias, emoções ou formas de ver o mundo. A história da arte é dividida em períodos, que começam na pré-história onde existem as primeiras manifestações artísticas do homem até a idade contemporânea. É claro que nesse tempo todo, a arte sofreu diversas mudanças.


Pré-história

Os primeiros artefatos que podem ser considerados como arte apareceram na Idade da Pedra (25 000 – 8000 a.C.). O homem ainda habitava cavernas e começa a passar pelo processo de se tornar sedentário com o desenvolvimento da agricultura, as sociedades se tornam mais complexas e a religião ganha importância. Esse período é dividido em Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.


Idade Antiga

A arte da antiguidade acontece no período quando aparecem as primeiras grandes cidades e a invenção da escrita. Nesse período as manifestações artísticas ocorrem em todas as culturas de todos os continentes. É dividido principalmente em arte da Mesopotâmia, Egito, Grega e Romana.


Idade Média (300-1350)

A arte da idade média sofre uma influência direta da arte romana e da religião, já que o cristianismo era a religião oficial do império Romano. Trabalhando as formas clássicas para interpretar a doutrina religiosa, porém houve uma multiplicidade de escolas regionais, criando formas de arte diversas e mais simples. Destaque para a arte Celta, Românica e Gótica.


Idade Moderna (1350-1850)

Na arte da idade moderna ocorre uma grande expansão cultural na Europa, com a religião dando lugar para a concepção cientifica do homem e do universo. As descobertas geográficas expandiram o alcance da Europa para todos os continentes e a imprensa espalhou a cultura. A arte foi inspirada na arte greco-romana e na natureza. Renascentismo, Maneirismo, Barroco e Rococó são períodos de destaque.


Idade Contemporânea (1850–atualidade)

Com o fim do absolutismo e a implantação de governos democráticos. Esse período é marcado pelo campo da política, ainda marcado pela Revolução industrial e a consolidação do capitalismo. Sendo marcado também pela luta de classe. Vários períodos podem ser destacados, como: Realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo, futurismo etc.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no nosso blog e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema