Manifestações artísticas e os seus métodos

Existem várias formas que nós humanos temos para nos expressar, seja rindo, cantando, falando, se gesticulando, entre outras. Mas nós também temos formas de nos expressar pelo meio da arte. Como? Dos seguintes modos:

Musical
Corporal
Visual


Entenda mais sobre a expressão musical

Expressão Musical é quando conseguimos nos expressar por meio da música. Existem duas formas de se expressar com ela:

– Cantando;

– Tocando um instrumento;


A expressão corporal

A Expressão Corporal é quando conseguimos nos expressar usando o nosso corpo. Também existem duas formas de se expressar desta maneira:

– No teatro, através das peças e das encenações;

– E na dança, através de espetáculos dos mais variados estilos de dança;

c) A Expressão Visual é quando conseguimos nos expressar através do uso de imagens, entre as maneiras de se expressar estão:

– Fotografia – técnica esta de gravação por meios mecânicos, químicos ou digitais. O elemento fundamental da fotografia está na luz. Nos primórdios da fotografia usava-se uma câmara escura onde a luz entrava e era registrada em um papel fotossensível, que ficava exposto a luz por um tempo suficiente para que ficasse registrado. Hoje já existem aparelhos mais modernos, baratos, cabem em qualquer lugar e muito bem acessível.

– Pintura – a pintura está na arte de pintar uma superfície, seja ela um papel, parede, tela entre outros. O elemento primordial da pintura é a cor. Existem vários tipos de tinta, onde podemos até fazer de forma caseira, até as tintas mais comuns como a acrílica, guache, óleo, aquarela etc.

– Colagem – é uma técnica que possibilita a produção de uma obra de arte utilizando-se de variados materiais. É comum que esta técnica seja feita com papéis coloridos, mas é possível realizar uma colagem através de embalagens, recortes de revista, madeira entre outros.

– Desenho – de forma simples, o desenho é realizado com linhas que também podem servir como esboço para outra técnica. É possível realizarmos desenhos produzindo vários tons com o intuído de se fazer sombras. Para desenhar utilizam-se vários instrumentos como o giz de cera, o lápis, lápis de cor, canetas, entre outros. Dos mais simples até os mais robustos, próprios para desenhos.

– Gravura – A gravura nada mais é do que toda imagem criada a partir de uma matriz. O material de uma determinada matriz pode variar, mas é ele que definirá o tipo de gravura. A gravura implica um número de cópias a ser determinado pelo artista. Diferente das outras técnicas, a gravura não é única, e apresenta vários tipos, como:

– Xilogravura: matriz em madeira;

– Gravura em metal: normalmente é realizada em uma placa de cobre;

– Serigrafia: realizada através de uma tela de nylon;

– Litogravura: matriz feita em pedra;

– Monotipia: este é o único tipo gravura em que é realizada somente uma cópia, de modo que a imagem é pintada sobre a matriz.

O Cinema também é uma manifestação artística, que nasceu graças à fotografia e as variadas técnicas de captação de áudio e vídeo que foram desenvolvidas assim que o homem conseguiu tirar suas primeiras fotos.

Começou sem o som, mas depois foi se aprimorando sendo sonoro, depois colorido e continua em desenvolvimento, assim como os filmes em três dimensões. Mas o cinema é um conceito a parte, que pode ser denominado de audiovisual. Porque se usa visual (imagem) e áudio (sons).

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça nossos cursos e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema