Mastócitos: O que são?

Mastócitos O que são

São células grandes, livres, caracterizadas pela presença, em seu citoplasma, de inúmeros grânulos metacromáticos, os quais são tão abundantes que podem chegar a mascarar o núcleo esférico e central. São de difícil detecção nos preparados corados com Hematoxilina e Eosina (HE), destacando-se naqueles corados com azul-de-toluidina que cora os grânulos dos mastócitos de vermelho.

Qual é a função dos Mastócitos?

A principal função dos mastócitos é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, como heparina (anticoagulante), histamina (vasodilatador), serotonina, o fator quimiotático dos eosinófilos na anafilaxia (ECF-A, Eosinophil Chimiotactic Factor of Anaphylaxis).
Os mastócitos secretam também a substância de ação lenta (SRS-A, Slow-Reacting Substance of Anaphylaxis). Além disso, a superfície dos mastócitos contam com receptores específicos para imunoglobulina E (IgE) produzida pelos plasmócitos.

Entendendo o receptor IgE

A maior parte das moléculas de IgE fixa-se na superfície dos mastócitos e dos granulócitos basófilos. A liberação de mediadores químicos armazenados nos mastócitos promove reações alérgicas denominadas “reações de sensibilidade imediata”, nas quais atrai os leucócitos até o local e causa também vasodilatação.

O choque anafilático é um exemplo deste tipo de reação, sendo o mastócito a principal célula responsável por este tipo de reação alérgica. O processo de ativação da degranulação (exocitose) se baseia na sensibilização destas células (mastócitos).
Esta sensibilização ocorre da seguinte forma: o primeiro contato com o alérgeno (substância irritante que causa a alergia) estimula a produção de IgE específicas que se unem aos receptores de superfície dos mastócitos, pois estes são ricos em receptores de IgE.

No segundo contanto, as IgE ligadas ao mastócito se ligam ao alérgeno e desencadeia a liberação de todos os mediadores inflamatórios. Com isso a histamina causa uma vasodilatação, a heparina é anticoagulante, o ECF-A chama os eosinófilos e o fator quimiotáxico dos neutrófilos chamam os neutrófilos ao local.

Qual é o efeito da SRS-A?

O SRS-A (slow reacting substance of anaphilaxis) tem como efeito produzir contração lenta da musculatura lisa. Esta contração da musculatura lisa é importante quando essa reação anafilática ocorre no pulmão e leva a uma broncoconstrição (asma alérgica).

A forma dos Mastócitos?

Existem muitas curiosidades sobre a forma e a localização que se encontram os Mastócitos e a grande verdade é que a forma dos mastócitos varia de acordo com o ambiente em que são encontrados, quando estão aderidos ao tecido conjuntivo eles apresentam-se na forma alongada, e quando estão isolados das cavidades, podem estar na forma arredondada.

Eles apresentam tamanhos variados de acordo com a sua localização, células encontradas na mucosa intestinal medem 5-10μm de diâmetro enquanto os mastócitos peritoneais podem medir entre 10 e 20μm.

Seu citoplasma é repleto de grânulos que se coram de maneira metacromática quando são utilizados corantes básicos como o azul de toluidina. A metacromasia se dá quando um corante interage com elementos da célula dando uma coloração diferente da coloração esperada, no caso dos mastócitos a metacromasia se dá devido aos grupamentos sulfato da heparina encontrados nos grânulos deste tipo celular.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os nossos cursos e continue nos acompanhando!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema