No cotidiano é comum precisarmos mensurar as quantidades, seja o comprimento de uma parede da casa, o peso de algum pacote, e principalmente no ambiente culinário. Nesse tocante, é muito comum encontrarmos receitas gastronômicas que trazem medidas de quantidades sem a precisão da mensuração do peso através de balança. Esse processo se da através do uso das medidas caseiras.
As medidas caseiras podem ser definidas como instrumentos utilizados para medir a quantidade dos alimentos, com o intuito de ajudar na execução de receitas. São formas mais simples de quantificar os alimentos componentes de uma fórmula sem a utilização de balança, sendo as mais comumente encontradas xícaras, colheres, copos e pires. Vale destacar que apesar de ser mais presente no ambiente domiciliar, as medidas caseiras também estão presentes nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s).
Porém, como as medidas caseiras visam representar a realidade da receita, tal qual fosse se pesados fossem os ingredientes, as indicações dessas medidas vem de uma padronização feita e constantemente atualizada pelos profissionais da nutrição, das equivalências das quantidades para medidas caseiras. Por exemplo, se em uma receita você precisar utilizar 60 gramas de cenoura cozida, tem-se por convenção que é o equivalente à três colheres de sopa.
Vale ainda destacar que apesar de a predominância das medidas caseiras seja no preparo de receitas, estas são encontradas nos planos alimentares prescritos pelos nutricionistas aos seus pacientes, visando que o indivíduo consiga cumprir e aderir ao plano mesmo que não possua a condição de pesar os alimentos ao montar suas refeições. Ainda é preciso destacar que apesar de haver uma tabela de padronização que vincula medidas exatas e caseiras, as segundas seguem sendo uma estimativa e/ou aproximação, já que a quantidade presente numa colherada, por exemplo, vai depender de quem a estiver servindo.
Abaixo seguem alguns exemplos de alimentos em medidas caseiras e suas equivalências em peso.
• Farinha de trigo
A farinha de trigo deve sempre ser peneirada antes de ser medida. As equivalências relacionadas à farinha são:
1 colher de sopa = 25g
½ xícara de chá = 50g
¾ xícara de chá = 80g
2 e ½ xícara de chá = 200g
• Açúcar
Assim como a farinha, o açúcar também deve ser sempre peneirado antes de ser medido. As equivalências do açúcar são:
1 colher de sopa = 20g
½ xícara de chá = 75g
¾ xícara de chá = 110g
• Maisena
As equivalências com relação à maisena são:
1 colher de sopa = 15g
½ xícara de chá = 50g
1 xícara de chá = 100g
• Manteiga
A manteiga ou margarina são mais fáceis de medir quando em temperatura ambiente. As equivalências são:
1 colher de sopa = 30g
½ xícara de chá = 75g
¾ xícara de chá = 110g
1 xícara de chá = 150g
• Leite
As equivalências relacionadas ao leite são:
½ xícara de chá = 120 ml ou 120g
1 xícara de chá = 240 ml ou 240g
• Água
As equivalências relacionadas à água são:
½ xícara de chá = 120 ml ou 120g
1 xícara de chá = 240 ml ou 240g
Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando o conteúdo do portal e venha conhecer os nossos cursos.