Músculos da Coluna Cervical

A musculatura adjacente à coluna cervical pode ser dividida em: músculos do pescoço e músculos da nuca (região posterior da região cervical que se estende da cabeça ao dorso unindo-se a esse por meio do músculo trapézio).


Músculos do Pescoço

A face anterolateral do pescoço pode ser dividida em duas regiões de formato triangular: a região anterior do pescoço (trígono anterior do pescoço) e a região posterior do pescoço (trígono posterior do pescoço), sendo o músculo esternocleidomastóideo o divisor.

Nesta região estão alojados importantes estruturas orgânicas como a traqueia, as cartilagens laríngeas e o esôfago.

Nesta região estão situados os músculos:

– Platisma: músculo delgado e superficial que recobre toda região anterior do pescoço. Sua função é tracionar o lábio inferior e o ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca (expressão de horror). Puxa a pele sobre a clavícula em direção à mandíbula.
– Músculos supra-hióideos: compreendem os músculos digástrico (realiza a elevação do osso hioide e o abaixamento da mandíbula – abertura da boca), estiloióideo (realiza a elevação e retração do osso hioide) e miloióideo (tração anterior do osso hioide e da língua).
– Músculos infra-hióideos: compreendem os músculos esternoióideo (abaixa a cartilagem tireoide), tireoiódeo (abaixa o osso hioide) e omoióideo (abaixa o osso hioide).
Na região lateral do pescoço estão situados os músculos:

– Esternocleidomastóideo: quando fixado superiormente tem ação inspiratória e traciona o tórax. Quando fixado inferiormente faz a flexão, inclinação homolateral e rotação da cabeça, virando a face para o lado oposto.
– Escalenos anterior, médio e superior: realizam a elevação da primeira e segunda costela e a inclinação homolateral do pescoço – ação inspiratória.

– Reto lateral do pescoço: realiza a inclinação homolateral da cabeça.

A musculatura pré-vertebral compreende os músculos:

– Longo da cabeça: realiza a flexão da cabeça.
– Reto anterior da cabeça: realiza a flexão da cabeça.
– Longo do pescoço: é dividido em três porções (oblíquo superior, inferior e vertical) e realizam a flexão do pescoço e a inclinação homolateral.       

Músculos da Nuca

Os músculos da nuca possuem como característica a propriedade de regular a posição e a cinemática da cabeça, formando um dos grupos musculares mais potentes do organismo. Compreendem os seguintes músculos:
– Reto posterior maior da cabeça: realiza a extensão da cabeça e rotação da cabeça para o mesmo lado.
– Reto posterior menor da cabeça: realiza a extensão da cabeça.
– Reto lateral da cabeça: realiza a inclinação lateral da cabeça.
– Oblíquo superior da cabeça: realiza a extensão e rotação lateral da cabeça.
– Obliquo inferior da cabeça: realiza a rotação lateral da cabeça

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema