Ícone do site Blog do Portal Educação

Músculos da mastigação

Os músculos que são responsáveis pelos movimentos da mandíbula variam quanto a sua terminologia, sendo utilizados as denominações de músculos mastigatórios ou músculos da mastigação. Entenda a diferença entre eles:

Detalhes de alguns dos músculos da mastigação:

Músculo temporal

Lembra um leque, sendo coberto por uma fáscia muito densa, denominada fáscia temporal. Suas fibras apresentam três sentidos: anterior, média e posterior, com isso é considerado mais um músculo relacionado com o movimento do que com a força. Parte de suas fibras tem origem no assoalho da fossa temporal e parte na superfície medial da fáscia temporal. A inserção encontra-se na face medial do processo coronoide, na crista temporal até as proximidades do trígono retromolar. É inervado pelo nervo trigêmeo e sua vascularização vem das artérias temporais profundas, posterior e anterior que são ramos da artéria maxilar.

Músculo masseter

Tem uma conformação retangular, sendo um músculo extremamente forte. Ele é constituído de duas partes: uma superficial e uma parte profunda. Sua parte superficial tem origem na margem inferior do osso zigomático, estendendo-se até a sutura zigomático-temporal, e, a parte profunda tem origem na margem inferior e na face medial do arco zigomático, estendendo-se até a eminência articular. Insere-se nos dois terços inferiores da face lateral do ramo da mandíbula. É inervado pelo Nervo massetérico (ramo do mandibular do nervo trigêmio), e sua irrigação arterial vem da artéria massetérica (a. maxilar).

Músculo pterigóideo medial

Apresenta fibras curtas e trançadas. Suas fibras fazem trajeto para trás, para baixo e para a lateral, inserindo-se na face medial do ramo e do ângulo da mandíbula. Tem origem na fossa pterigóidea, entre as lâminas, lateral e medial do processo pterigoide. Na sua origem o pterigóideo medial relaciona-se lateralmente com o músculo pterigóideo lateral. Forma com o masseter a alça mandibular, que é uma faixa muscular na qual o ângulo da mandíbula fica repousado e que fixa o ramo do crânio. A inervação deste músculo é dada pelo nervo pterigóideo medial (trigêmeo), e a vascularização pelos ramos pterigóideos da artéria maxilar.

Músculo pterigóideo lateral

Possui dois feixes distintos o inferior e o superior. Quando o feixe inferior se contrai coloca os côndilos da mandíbula em rotação e os abaixam em direção aos tubérculos articulares, abrindo e protruindo a mandíbula, neste momento o feixe superior permanece inativo, atua principalmente na estabilização do fechamento da boca. O ponto de origem do feixe superior é na superfície infratemporal da asa maior do osso esfenoide, enquanto o feixe inferior se origina na face lateral da lâmina lateral do processo pterigóideo. Os dois feixes têm inserção na fóvea pterigóidea do colo da mandíbula. A inervação deste músculo é dada pelo nervo pterigóideo lateral (trigêmeo), e a vascularização pelos ramos pterigóideos da artéria maxilar.

Os músculos da mastigação podem ser divididos para efeito didático em:

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares (ATM).

Sair da versão mobile