Pesquisar

O ciclo menstrual das mulheres e os sintomas

O ciclo menstrual geralmente duro cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.

Entenda as fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual normal dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia. Cada ciclo é dividido em 3 fases:

Fase folicular

Esta é a primeira fase do ciclo, que se inicia no primeiro dia da menstruação e, dura entre 5 à 12 dias. Nesta fase o cérebro aumenta a produção do hormônio folículo-estimulante (FSH), que leva os ovários a amadurecer seus óvulos.

Com esse amadurecimento, o ovário começa também a liberar maiores quantidades de estrogênio, que é outro hormônio, responsável por tornar o revestimento do útero pronto para uma possível gravidez.

Fase ovulatória

Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam aumentando e levam o corpo a produzir o hormônio luteinizante (LH), que é responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário, que é quando ocorre a ovulação, geralmente, por volta do dia 14 do ciclo.

Depois de liberado, o óvulo viaja pelas trompas até chegar ao útero. Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário e, por isso, se entrar em contato com espermatozoides, pode ser fecundado. Uma vez que os espermatozoides podem durar até 5 dias dentro do corpo da mulher, é possível que se, a mulher tiver tido relações até 5 dias antes da ovulação, possa engravidar.

Fase lútea

Esta fase acontece, em média, nos últimos 12 dias do ciclo e, durante esses dias, o folículo, deixado pelo óvulo dentro do ovário, começa a produzir progesterona em maior quantidade, para continuar preparando o revestimento do útero para o caso de uma possível gravidez.

Além disso, também existe um aumento na produção de estrogênio e, por isso, algumas mulheres podem apresentar sensibilidade nos seios, mudanças de humor e até inchaço.

Quando a fecundação não acontece, o folículo vai encolhendo dentro do ovário e, por isso, os níveis de estrogênio e progesterona vai diminuindo até que o revestimento do útero seja eliminado, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual.

Já se existir fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o corpo começa a produzir hCG, um hormônio que mantém o folículo produzindo estrogênio e progesterona em níveis elevados para manter o revestimento do útero até à formação da placenta.

Toda a mulher passa por esse momento e a maioria não gosta. Quando o ciclo menstrual começa é uma mudança de hormonal e de humor que mexe psicologicamente com a maioria, umas mais e outras menos. Os sintomas durante o ciclo menstrual variam bastante a mulher pode sentir tonturas, enxaqueca, enjoo, cansaço e muito sono. 

Quais os sintomas do ciclo menstrual?

Muitas mulheres, durante o ciclo menstrual, sofrem com ataques de enxaqueca. Esses ataques acarretam outros incômodos como sensibilidade a luz e o som, vertigem. O aumento do estrogênio no corpo da mulher, durante esse período, pode ser o gatilho para esses ataques de enxaqueca, mas comidas, falta de sono e estresse também podem contribuir para isso.

Além da tontura e da enxaqueca, as mulheres podem experimentar outros sintomas durante o ciclo menstrual. A famosa Tensão Pré Menstrual (TPM) é um dos principais sintomas das mulheres e a irritabilidade e a sensibilidade delas fica aflorada nesse período. Isso acontece graças aos níveis de hormônio que variam bastante durante esse período.

Alguns sintomas são normais, mas é preciso sempre fazer um acompanhamento médico e tomar o anticoncepcional correto para regular a menstruação e não passar por imprevistos durante o ciclo menstrual. Encarar esse período da vida como algo normal é um passo para começar a se acostumar com os sintomas.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça nosso curso sobre Saúde da Mulher e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading