Ícone do site Blog do Portal Educação

O goleiro do handebol

O handebol é hoje um dos esportes mais populares do Brasil, ainda que no inicio da sua história não tenha sido assim. Por isso que hoje, esse esporte merece a nossa atenção. Antes de falarmos sobre uma das posições mais estratégicas do time, precisamos entender mais sobre a história do Handebol.

História do handebol

O handebol que conhecemos hoje é diferente da sua origem. No início ele era jogado na rua ao ar livre e com espaços menores na formação da sua quadra. Hoje ele é realizado em quadras fechadas de 40 por 20 metros. Além disso, no início o handebol era um jogo exclusivo para mulheres e hoje é para ambos os sexos. Pouco tempo depois da sua criação, ele se espalhou pela Europa e foi criado pelo Alemão Karl Schelenz (1890-1956) na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Tipos de handebol

Existem três tipos de handebol:

O indoor, única modalidade olímpica, é disputado dentro de quadras fechadas, com sete jogadores em cada equipe e é o mesmo que conhecemos hoje.

A formação do time

No handebol, tanto nas equipes masculinas como femininas, cada time pode ter em seu elenco um total de 14 jogadores, mas apenas sete (um goleiro e seis jogadores de linha) entram em quadra. Os demais ficam no banco, como reservas.

O goleiro

Este jogador, dentro de sua área de gol, poderá tocar a bola com qualquer parte do seu corpo, enquanto em tentativa de defesa. O goleiro pode, também, deslocar-se em posse de bola dentro de sua área de gol sem submeter-se às regras que se aplicam a outros jogadores nesta mesma situação.

É proibido, porém, ao goleiro, que o mesmo atrase a execução do tiro de meta. O goleiro pode jogar, tanto em sua área quanto no restante do campo, como um jogador de quadra. Enquanto fizer isto, o jogador estará sujeito às mesmas sanções e aplicações da regra que cabem aos demais jogadores.

Para tal, é necessário que o jogador ao deixar de assumir a posição de goleiro o faça saindo de sua área de gol SEM a posse de bola. O que caracteriza essa ação é a passagem do corpo do atleta, pelo solo, sobre o lado de fora da linha que delimita a área de gol.

Ações proibidas ao goleiro durante a partida de Handebol:

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nosso portfólio de cursos na área da Educação Física e Esportes.

Sair da versão mobile