O Histórico da confeitaria e a profissão de confeiteiro

A profissão de confeiteiro (a) é muito antiga, sendo exercida desde o Império Romano. Desde então, é considerada por muitos como uma profissão glamorosa, porém exige por parte dos profissionais, muita dedicação, estudo, trabalho e perfeição.

O (a) confeiteiro (a) pode atuar em diversos segmentos dentro da confeitaria, sendo a decoração de bolos, o segmento considerado mais rentável. Tanto, que na atualidade, surgiu uma nova denominação para o(a)s confeiteiro(a)s de bolos artísticos, a denominação de CAKE DESIGNER. Essa denominação é mais indicada para os profissionais que trabalham em buffets ou possuem ateliers próprios.

O confeiteiro (a) precisa ser dotado (a) de muita criatividade e possuir facilidade com trabalhos manuais, pois tudo é feito de forma artesanal e cada produto é responsável por aguçar os sentidos humanos, principalmente o paladar. A confeitaria é uma arte e, portanto, o (a) confeiteiro (a) é considerado (a) um (a) artista.

O mercado de artistas na área é relativamente escasso, ou seja, há carência de profissionais competentes. Na atualidade, há diversos cursos voltados para a área de confeitaria, já que a demanda por profissionais qualificados está cada vez maior.

Diversas características são essenciais em um (a) confeiteiro (a) para que seu trabalho seja reconhecido e para que tenha sucesso no mercado, dentre elas:
• Criatividade

O (a) confeiteiro (a) precisa ser criativo (a) e ter familiaridade com trabalhos manuais para atender aos pedidos mais inusitados dos clientes;
• Persistência

O (a) confeiteiro (a) precisa ser persistente, não desistir jamais diante das inúmeras dificuldades que possam surgir.
• Lealdade e honestidade

O (a) confeiteiro (a) deve ser leal e honesto (a) com o trabalho dos outros profissionais. Cópias jamais devem ser reproduzidas! Cada trabalho deve ser único e exclusivo. Cada profissional deve ter o seu diferencial, é esse item o responsável pelo sucesso.
• Organização

O (a) confeiteiro (a) necessita de disciplina e saber organizar bem o seu tempo para conseguir entregar todos os seus pedidos dentro do prazo.
• Limite

Com o sucesso, a demanda tende a aumentar e o profissional precisa saber a hora de falar “não”, de recusar um pedido. É preciso manter um padrão diferenciado de qualidade.
• Visão mercadológica

Para garantir o sucesso nessa área, é necessário antes da implementação do negócio, uma pesquisa de mercado, que garanta ao profissional conhecer de perto seus futuros clientes, concorrentes e fornecedores.
• Higiene

Como todos os ramos que trabalham com alimentos, o (a) confeiteiro (a) deve ter um cuidado extremo com a sua própria higiene, a higiene dos seus auxiliares, a higiene dos equipamentos e utensílios e, acima de tudo, a higiene do local de trabalho.
• Motivação

A motivação é a alma do negócio. Gostar do que faz torna todo trabalho uma aventura. E é dessa forma que deve ser encarada a profissão confeiteiro (a): uma constante aventura!
• Saber escolher bem os ingredientes

A qualidade das matérias primas é essencial no trabalho de um (a) confeiteiro (a). Sempre levar em conta a qualidade em detrimento do preço.
• Inovação

Um profissional da área deve estar sempre antenado, na busca pelas novas tendências. Diante disso, é sempre muito importante o estudo constante e a pesquisa de mercado. Conhecer o mercado e os concorrentes permitem que cada profissional crie o seu diferencial.
• Perfeccionismo

O perfeccionismo exacerbado é prejudicial, pois assim, o profissional nunca conseguirá delegar tarefas aos seus auxiliares, ficando sobrecarregado. Porém, uma pitada de perfeccionismo é essencial, pois o belo e perfeito sempre são preferidos em qualquer situação.
• Coragem

É preciso saber quando, como e onde ousar. Ter coragem é essencial a um (a) confeiteiro (a), pois cada cliente virá com um pedido inusitado.
• Delicadeza

São os detalhes que fazem toda a diferença! Portanto, é essencial delicadeza em cada etapa do processo de produção. O acabamento deve ser sempre impecável.
• Dedicação

Cada produto deve ser feito como se fosse o primeiro. É preciso dedicar tempo para cada etapa. Portanto, nada de pressa! Só aceite encomendas se tiver certeza que conseguirá manter o seu padrão de qualidade e acabamento.
• Dinamismo

Ser dinâmico é ser capaz de tomar decisões acertadas e de forma ágil e sem atropelos. É uma das características mais importantes em um profissional da área. É preciso estar pronto para tudo.
• Otimismo

Ser capaz de ver o lado bom de todas as coisas e acreditar sempre que o melhor estar por vir é garantia de sucesso na certa.
• Proação

Ser proativo é ser observador, atencioso e ser capaz de prever acontecimentos.
O salário de um (a) confeiteiro (a) depende do número de encomendas mensais. Por isso, uma boa pesquisa de mercado e a implantação de um plano de negócios antes de abrir o seu negócio é essencial para a garantia do seu sucesso.

É preciso conhecer os concorrentes a fundo, o tipo de produto que eles oferecem aos seus clientes, para que você possa buscar em cima disso o seu diferencial. O que seus clientes terão de vantagem se escolherem você? Conhecer os fornecedores também é de extrema importância. Por exemplo, caso um dia precise aumentar a demanda, saberá onde encontrar e em que tempo exato teria a matéria prima em mãos! E, por último, conhecer o seu cliente. Saber qual o perfil do cliente é essencial ao sucesso do negócio. Saber quanto eles estariam dispostos a pagar, ou seja, a faixa de preço de aceitação do produto no mercado. Com isso, você saberá quanto e onde investir sem levar prejuízos no futuro.

Diante do exposto, acredita-se que essa profissão ainda venha crescer cada dia mais, pela crescente busca por produtos cada vez mais exclusivos e, acima de tudo, pelo aumento da preferência por produtos artesanais.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema