O Perfil do Empreendedor

O Perfil do Empreendedor

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto.

Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades. É muito importante que você promova uma autoavaliação para medir suas chances de sucesso no mundo empresarial. O que torna uma pessoa apta a ser um empreendedor de sucesso são suas características pessoais.

Entenda as principais características 

Baseado em estudo de Jeffrey A. Timmons e seus colaboradores foram traçadas as características de um empreendedor de sucesso. Acompanhe o resultado da pesquisa e aproveite para identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados iniciando assim seu autoconhecimento.

As características de um empreendedor de sucesso apresentados nos resultados da pesquisa são:

Ter total comprometimento, determinação e perseverança

A dura realidade de lançar-se e de construir um empreendimento é altamente exigente e estressante. O empreendedor deve estar preparado para “abrir mão” de muitas coisas. 

Para isso, ganhará muitas vantagens a seu favor, em relação às outras pessoas, se for totalmente comprometido, determinado e perseverante. Esses aspectos podem, eventualmente, compensar algumas desvantagens que possa vir a ter.

Ser guiado pela autorrealização e pelo crescimento – Os empreendedores são os próprios iniciadores. São dirigidos internamente pelo forte desejo de competir, de exceder contra os próprios limites e definem e perseguem metas desafiadoras.

Ter senso de oportunidade e orientação por metas 

Os empreendedores são orientados e dirigidos por metas e pelas atividades decorrentes delas. Estabelecem metas altas, porém, atingíveis. Isso os habilita a focalizar suas energias e a serem seletivos na escolha de oportunidades. 

Ter metas e direção também os ajuda a definir as prioridades e a possibilidade de medir e de comparar o próprio desempenho.

Tomar iniciativa por responsabilidades pessoais

Os empreendedores desejam colocar-se em situações nas quais são pessoalmente responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de operações. Gostam de tomar iniciativa na resolução de problemas.

Persistir na resolução de problemas

Os empreendedores bem-sucedidos na construção de seus empreendimentos possuem um elevado grau de determinação e um intenso desejo de superar obstáculos e barreiras, de resolver problemas e de completar o trabalho. Não são intimidados pela dificuldade da situação. 

Também não se precipitam na superação dos empecilhos que possam impedir seu negócio. Várias pesquisas reforçam esse ponto de vista, demonstrando que os empreendedores são persistentes, mas também realistas, em reconhecer o que podem e o que não podem fazer e onde podem conseguir ajuda para resolver uma tarefa difícil, mas necessária.

Ter autoconhecimento e senso de humor

Os empreendedores, em geral, apresentam uma grande consciência de suas forças e de suas fraquezas, e da própria competitividade. Eles são friamente realistas sobre o que podem e o que não podem fazer. 

Não se iludem a si mesmos. Demonstram a habilidade de conservar o senso de perspectiva, o otimismo e o humor até mesmo nas situações mais difíceis. Isso faz o empreendedor rir e conseguir uma situação favorável nas mais diversas situações.

Buscar e obter feedback

Os empreendedores mostram um insaciável desejo de saber se estão tendo um bom desempenho. Eles sabem que precisam obter feedback continuamente. Buscar e usar feedback é um hábito essencial para poder aprender com os erros e lidar com o inesperado. 

Por essa razão também, os bons empreendedores são frequentemente descritos como excelentes ouvintes e pessoas de rápida aprendizagem.

Atribuir a si próprio o seu desempenho

Os empreendedores acreditam em si mesmos. Pensam que o sucesso ou o fracasso de seu empreendimento não será governado pelos fatos, pela sorte ou por alguma influência externa. 

Acreditam que os resultados de suas realizações dependem de seu próprio controle e influência. Esse atributo está relacionado à motivação orientada para a realização pessoal, para o desejo de tomar responsabilidades pessoais e à confiança própria.

Demonstrar tolerância ao stress, à ambiguidade e à incerteza

A incerteza é um componente inerente a todo empreendimento. Nesse ambiente, os empreendedores se defrontam com atividades indefinidas e incertas que mudam continuamente e o tempo nunca parece ser o suficiente. Os empreendedores vislumbram as adversidades com naturalidade, como apenas um obstáculo a mais a ser transposto.

Procurar correr riscos moderados

Os empreendedores bem-sucedidos não são apostadores, pois está em jogo a reputação deles. Consequentemente, quando decidem tomar uma decisão, agem de uma maneira calculada, muito bem pensada e avaliada, fazendo todo o possível para adquirir vantagens a seu favor, evitando riscos desnecessários.

Ter pouca necessidade de status e de poder

Os empreendedores são guiados pela sede de realização e de criação, em vez da sede de status e de poder. Ironicamente suas realizações, quando bem-sucedidas, trazem esse status e o poder. Mas é importante reconhecer que status e poder são os resultados de suas atividades e não as necessidades que os impulsionam e que os motivam.

Ser íntegro e confiável

A integridade e a confiabilidade são a “cola” e a “fibra” que unem o sucesso pessoal e as relações de trabalho, fazendo-as perdurar. Tristemente, a tentação por pequenos ganhos, frequentemente, seduz alguns aspirantes a empreendedor a comprometerem a integridade deles, fazendo-os, muitas vezes, perder uma grande oportunidade mais adiante.

Ser decidido, urgente e paciente

Um dos paradoxos com os quais os empreendedores se defrontam é a necessidade simultânea de obter soluções imediatas e de alcançar resultados de longo prazo. É necessário, portanto, ter paciência para gerenciar essas ações. O empreendedor é, ao mesmo tempo, um realizador e um visionário.

Lidar bem com o fracasso

Outra característica importante observada nos empreendedores bem-sucedidos é a habilidade de utilizar suas experiências de fracasso como um modo de aprendizagem, de maneira a evitar problemas similares. 

Os empreendedores bem-sucedidos são realistas o suficiente para superarem algumas dificuldades. Em consequência disso, não se desapontam, não se desencorajam ou se deprimem quando se deparam com um obstáculo ou um fracasso. Geralmente, vislumbram as adversidades e as dificuldades como uma oportunidade.

Ser formador de equipes

Os empreendedores que criam e que constroem um empreendimento não são lobos solitários. Eles não precisam concentrar os esforços de todas as realizações em si mesmos. 

Reconhecem que, raramente, é possível construir um empreendimento substancial trabalhando sozinho. Portanto, constroem equipes de trabalho. Demonstram uma rara habilidade de despertar o herói que existe dentro das pessoas que eles atraem para o empreendimento, dando responsabilidade e dividindo os méritos pelas realizações.

Você realmente é empreendedor?

Além destas características apontadas na pesquisa de Jeffrey A. Timmons podemos também afirmar que a qualidade do que você faz começa em você mesmo.

Sendo assim, antes de qualquer decisão sobre em que empreender é essencial responder, com total sinceridade a algumas questões importantes, como as que se seguem:

O capital que possuo é suficiente para abrir o negócio e ainda permite que eu me mantenha até que a empresa comece a render seus frutos?

Tenho estabilidade emocional para correr todos os riscos inerentes ao mundo dos negócios?

  • Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia e em todos os dias da semana, se necessário?
  • Tenho lidado com paciência e determinação a todos os obstáculos que a vida oferece?
  • Conheço bem todas as minhas limitações e do negócio que pretendo abrir?
  • Reconheço as oportunidades que meu negócio apresenta?

Cabe aqui mais uma infinidade de outras perguntas que o ajudariam a avaliar o seu perfil empreendedor. Mesmo que tenha respondido de forma negativa as questões acima não desanime, o mais importante é que agora você já pode avaliar quais são os pontos a serem melhorados. Reflita muito. Iniciado o voo no mundo dos negócios, qualquer parada significa queda. Por isso, seu destino e seus objetivos têm que estar bem claros.

Os empreendedores querem sempre melhorar, pois ao se aprimorarem vão ampliando habilidades menos desenvolvidas.

Qual a visão do SEBRAE?

Existem algumas características divididas em três conjuntos, que são utilizados como base pelo SEBRAE:

Realização

Busca de oportunidades; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento.

Planejamento

Busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento.

Poder

Persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. A preocupação em identificar as características e o perfil dos empreendedores de sucesso é para que possamos aprender e agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas. Entretanto, vale dizer que ainda não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características irá necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor. 

O que se pode dizer é que as pessoas que apresentam essas características e aptidões, mais comumente encontradas nos empreendedores, terão mais chances de serem bem-sucedidas.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Administração e Negócios.

Mais artigos sobre o tema