O que são Células da Glia?

As células da glia ou gliócitos são células que, junto com os neurônios, constituem o sistema nervoso. Apresentam-se menores e em maior número que os neurônios e possuem diferentes formas e funções. São responsáveis pela sustentação, proteção e nutrição dos neurônios. 

As células gliais são um grupo de células humanas que integram o tecido nervoso. Ainda que sejam responsáveis por uma série de funções dentro do Sistema Nervoso Central (SNC) e sejam bastante numerosas, muitas vezes, seu estudo é negligenciado e os neurônios ganham centralidade quando se trata do SNC. 

Além disso, agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando, assim, interferências na condução do impulso nervoso. Elas ainda regulam a composição química dos líquidos intercelulares, removem excretas e fagocitam restos celulares do sistema nervoso.

Tipos de Células Glia

Alguns tipos comuns de células da glia são: os astrócitos, micróglias, oligodendrócitos, células de Schwann e células ependimárias. Veremos cada uma delas separadamente abaixo.

O tecido nervoso é formado pelos neurônios, conhecidos por realizar o processo de transmissão de informações, e pelas células de glia, que desempenham diversas funções, de acordo com o seu tipo. Estima-se que, para cada neurônio, existem 10 células gliais, mas como elas são menores, ocupam apenas metade do tecido. 

De acordo com o tamanho, as células de glia são classificadas em dois tipos principais, são eles microglias e macroglias. Essa última possui ainda quatro subdivisões, cujas células têm estrutura e funções próprias, são os oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias. 

Astrócitos

Os astrócitos são as maiores células da glia. Apresentam longos e numerosos prolongamentos, adquirindo forma de estrela.

Realizam o transporte de nutrientes para os neurônios e agem como tecido cicatrizante em áreas danificadas do SNC.

Os astrócitos podem ser classificados de acordo com a quantidade e o tamanho de seus prolongamentos. Os astrócitos protoplasmáticos são aqueles que possuem os prolongamentos curtos e espessos e estão localizados na substância cinzenta.

Micróglias

As micróglias são células pequenas da glia, apresentam corpo celular alongado e prolongamentos com espículas.

Possuem alto poder fagocitário, representando uma variedade de macrófagos que atuam na defesa do sistema nervoso. Fagocitam corpos estranhos e restos celulares.

Oligodendrócitos

Os oligodendrócitos são células pequenas da glia. São semelhantes aos astrócitos, porém se apresentam menores e com menos prolongamentos.

Atuam na produção e manutenção da mielina de neurônios do SNC.

Células de Schwann

As células de Schwann são responsáveis pela produção da mielina de neurônios do SNP. Ela envolve um segmento do axônio, enrolando-se envolta deste e em torno de si mesma, adquirindo aspecto de “fatia de cebola”. O corpo e as organelas celulares ficam restritos à periferia da célula.

Atuam isolando eletricamente os neurônios, permitindo a rápida propagação de impulsos nervosos.

Células Ependimárias

São células em forma de cubo ou coluna que constituem a neuróglia epitelial. Apresentam um arranjo epitelial, revestindo as cavidades do encéfalo e da medula espinhal e são responsáveis pela produção do líquor.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema