O que são células procariontes e eucariontes?

A célula é a menor porção de matéria com vida do organismo, elas são microscópicas e só conseguem ser visualizadas com aparelhos especiais. A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665.
Ele as descobriu quando examinava no microscópio um pedaço de cortiça e percebeu que ele era composto por diversas cavidades poliédricas. As células se dividem em dois grupos, procariontes e eucariontes e, cada um deles, tem uma especificação.
As células procariontes e eucariontes possuem algumas diferenças, normalmente, as procariontes apresentam células mais simples do que as eucariontes. Além disso, na célula procarionte ocorre a ausência de um núcleo específico, ou seja, o material genético não está envolto por uma membrana nuclear e, portanto, fica disperso no citoplasma.
Nas células procariontes e também nas eucariontes, existem pequenas partículas denominadas de ribossomos. Elas estão relacionadas à síntese de proteínas. Ou seja, de maneira geral, o formato dos ribossomos nas células procariontes e eucariontes é bem semelhante, ainda que, nos eucariotos, sejam maiores e mais complexos.
Além disso, nos procariontes, não há a presença de citoesqueleto que é um conjunto de filamentos proteicos que formam uma espécie de rede na célula. A ausência desses filamentos impede a realização da endocitose e da exocitose pela célula. 

O que são as células procariontes?


As células procariontes são células que não possuem núcleo, a carioteca. O DNA dessas células possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células também não possuem Complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares.

O que são as Células eucariontes?


As células eucariontes são mais complexas. Essas células possuem membrana nuclear e vários tipos de organelas. Os animais e as plantas, em sua maioria, são constituídos por essas células. As células eucariontes são constituídas por Complexo de Golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomo, parede celular, fibras de citoesqueleto, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, vacúolos, centríolos, ribossomos e retículo endoplasmático rugoso.
Acredita-se que as células eucariontes sejam uma evolução das células procariontes. Não se sabe precisamente quanto tempo ela precisou para se desenvolver e quanto tempo ela levou para se multiplicar.

Exemplos de seres procariontes e eucariontes

Seres procariontes são unicelulares, ou seja, possuem uma única célula. Os domínios Archaea e Bacteria são constituídos de organismos procariotos.
Sendo assim, bactérias e cianobactérias são formadas por células procariontes.
Já os seres eucariontes podem ser unicelulares, como amebas e paramécios, e pluricelulares, como plantas e animais, pois ambos são formados por células eucariontes. Como:

  • DNA
  • RNA
  • Núcleo
  • Citoplasma
  • Membrana plástica
  • Complexo de Golgi
  • Mitocôndrias


Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Biologia Celular e conheça todos os tipos de células, seus componentes, como elas podem reagir em diferentes situações e muito mais.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema