O Reino Monera e os vírus, um ser a parte

o Reino Monera e os vírus, um ser a parte

Uma das perguntas mais polêmicas sobre a evolução dos seres é, “Quem veio primeiro, os vírus ou as bactérias”?

Então, para respondermos com convicção e dentro da ciência, dependemos de conhecer um pouco sobre as características dos vírus e das bactérias, seres que se encontram dentro do Reino Monera.

O que são as cianobactérias?

As bactérias, as cianobactérias e as arqueas, são seres procariontes, em outras palavras, seres que não apresentam a membrana carioteca envolvendo o material genético. Sendo assim seu material genético se encontra disperso no citoplasma, devido a este fato é denominado um DNA circular.

O que é o Reino Monera? 

O Reino Monera engloba somente seres unicelulares, podendo ou não viver em colônias, sem formarem tecidos. São os seres mais primários, por não apresentarem carioteca e nem organelas membranosas. 

Possuem apenas ribossomos que realizam sua síntese de proteínas e plasmídeos, que são fragmentos de DNA, geralmente conferindo uma determinada resistência aos antibióticos. Outra característica dos Moneras é a presença de parede celular, uma estrutura rígida que recobre a membrana plasmática conferindo forma às bactérias. 

Como é a parede celular bacteriana?

A parede celular bacteriana é constituída por proteínas, carboidratos e lipídeos, diferentemente da parede celular fúngica e vegetal, que apresentam quitina e celulose respectivamente. Quanto à forma podemos classificar as bactérias em cocos (esféricas), bacilos (em forma de bastonetes), vibriões (forma de vírgula) e espiroquetas (forma de espiral).

De acordo com a teoria celular, um ser vivo deve apresentar obrigatoriamente membrana plasmática envolvendo o citosol, e material genético, ou seja, organização celular. Os vírus são todos acelulares, sendo assim não apresentam organização celular, apresentam somente material genético e uma estrutura envolvendo-o chamado capsídeo. 

Devido a isso muitos cientistas não os consideram seres vivos, pois são acelulares, não possuindo metabolismo próprio, todos são parasitas intracelulares obrigatórios, que significa que dependem de uma célula para parasitar e utilizar seu maquinário para a reprodução de novos vírus.

Desta forma as bactérias foram os primeiros seres a surgirem no ambiente terrestre, uma vez que os vírus dependem de uma célula para metabolizar e se reproduzirem. Existem vírus que parasitam bactérias denominadas bacteriófagos ou fagos, plantas ou animais.

Outros cientistas consideram os vírus como seres vivos devido ao fato de se reproduzirem e sofrerem mutações, sendo o poder de mutação e a alta especificidade umas de suas características marcantes.

Durante muitos anos, os vírus eram classificados como vírus de DNA (desoxivírus) ou vírus de RNA (ribovírus), pois os vírus já classificados apresentavam somente um dos dois. Hoje já existe um vírus híbrido, ou seja, que apresenta tanto DNA como RNA, e é chamado de citomegalovírus, mais ainda pouco se sabe a seu respeito, o que se sabem é que se encontra dentro da mesma classificação do vírus do herpes simplex (HSV I – labial e HSV II – genital).

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema