Os benefícios da atividade física para o ser humano


Os cuidados com a saúde envolvem um conjunto de atitudes que devem ser cumpridas de forma constante. Comportamentos que visam gerar uma melhor saúde são importantes tanto para a restauração e manutenção, quanto para evitar adversidades futuras.
Dentre essas ações que podem promover a saúde, a atividade física ocupa um papel extremamente relevante.
Mesmo que seja de conhecimento geral que atividades físicas trazem inúmeros benefícios significativos à saúde, muitas pessoas ainda não inserem essa conduta em suas vidas. Os motivos que levam a isso podem ser variados e cabe aos profissionais de saúde trazer essa discussão sobre o tema e proceder com orientações que incentivem essas práticas.
Podemos considerar como atividade física qualquer atividade, realizada por um individuo, que utilize sua musculatura no desempenho de movimentos corporais e que demanda algum gasto energético utilizado pelo sistema. Simplificando, qualquer movimento executado de forma consciente por algum período de tempo.
Os exercícios físicos como correr, nadar e andar de bicicleta, por exemplo, são atividades físicas. Assim como as tarefas diárias que fazem parte de nossa vida e que nos movimentamos e gastamos energia para desempenhar. Por exemplo, varrer a casa, arrumar a cama, subir escadas, cuidar do jardim, entre inúmeras outras. Todas essas movimentações podem trazem benefícios para a saúde, principalmente quando somadas.
As atividades físicas que desenvolvemos como o objetivo de melhorar a saúde muitas vezes também promove o bem-estar. Já foi demonstrado que uma pessoa quando realiza um exercício ou atividade física visando a saúde recebe benefícios tanto físicos quanto psicológicos.
Seria ideal que todas as pessoas fossem orientadas por um profissional capacitado na realização de exercícios físicos, para que pudessem ter maior aproveitamento e segurança em sua prática. Uma vez que essas atividades são muito benéficas quando conduzidas da maneira correta, além do que o acompanhamento e monitoramento otimiza os ganhos para a saúde.
Para citar os principais benefícios da atividade física podemos dividir entre benefícios a curto e à longo prazo. Já que as melhorias na saúde podem ser notadas tanto no momento que o individuo está realizando o exercício quanto no futuro. Por esse motivo se diz que podemos “investir” em saúde. Cuidados realizados hoje também têm a possibilidade de trazer proveitos em momentos futuros.
Para exemplificar isso, podemos mencionar que uma das vantagens que as atividades físicas trazem de forma mais imediata pode ser o aumento da força muscular, que também trazem melhorias na postura. Pensando nesse beneficio em longo prazo, essa melhora na força pode evitar que pessoas idosas sofram quedas, muito perigosas para esses indivíduos por vários motivos.
Da mesma maneira que outro benefício das atividades físicas pode ser o combate ao excesso de peso. A diminuição de peso em um momento presente, além de aumentar a autoestima, promovendo o bem-estar, traz a diminuição de dores articulares e possibilita uma melhoria expressiva no perfil lipídico, o que pode significar menor propensão de desenvolver ou agravar doenças cardíacas no futuro.
Ainda podemos elencar diversos outros benefícios que as atividades físicas geram a saúde, assim como: aumento da produtividade e maior disposição para a realização das tarefas do cotidiano; melhorias no sono; aumento da flexibilidade do corpo e na mobilidade das articulações; evita dores causadas por fraquezas musculares, inatividade ou movimentos laborais repetitivos; aumento da capacidade respiratória; melhora na circulação sanguínea; liberação de hormônios importantes para regulações de humor e anti-inflamatórios; melhora do sistema cardíaco; evita o agravamento de doenças metabólicas de todos os tipos; aumenta a expectativa de vida  e melhora da qualidade de vida em geral. A lista de múltiplos benefícios segue e é característica para cada individuo de acordo com o tipo, a frequência, intensidade e constância que a pessoa realiza as tarefas ou exercícios.
Devemos entender que a execução regular de atividades físicas forma uma cadeia de intervenções benéficas para a saúde. Essa corrente deve ser incentivada a ser mantida de forma constante para que os proveitos sejam somados e conservados, trazendo o máximo de benefício para a pessoa.
Portanto, a prática de atividades físicas é fundamental para todas as pessoas e oferece benefícios para indivíduos saudáveis da mesma forma que para os que já estão doentes ou tem histórico familiar desfavorável. Então devem ser praticadas por ambos, respeitando, evidentemente, os limites de cada um.

Gostou do artigo? Confira nosso curso de Treinamento Funcional e conheça o nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema