Para que serve a filosofia

O conceito da filosofia é muito abrangente e por muitas vezes incompreendido por muitas pessoas e para entendermos para que serve a filosofia precisamos primeiramente entender o que de fato é a filosofia. Por isso, continue nos acompanhando.

Quem foi Thomas Nagel?

Thomas Nagel é um filósofo dos Estados Unidos que foi professor de Filosofia e Direito na Universidade de Nova Iorque. Nascido na sérvia, seus trabalhos se concentram em filosofia da mente, filosofia política e ética.
Nagel começou a publicar sobre filosofia aos vinte e dois anos, hoje ele tem entorno de 83 anos e a sua carreira se estende por mais de cinquenta anos de publicação. Nagel considera que cada pessoa conta com uma  capacidade de raciocinar e que busca instintivamente uma visão de mundo mais unificada. 
Porém, essa teoria condiciona uma pessoa a acreditar que só existe uma maneira de entender nossos compromissos intelectuais, seja sobre o mundo externo, o conhecimento, ou quais deveriam ser nossas razões práticas e morais, levando uma pessoa ao erro. 

Para Thomas Nagel, filosofia é:


“A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Diferentemente da ciência, não se baseia em experimentos ou na observação, mas apenas no pensamento. E diferentemente da matemática, não possui métodos formais de prova. A filosofia é feita simplesmente por meio do questionamento, da apresentação de ideias e da busca de argumentos possíveis contra elas, e da pergunta sobre como os nossos conceitos realmente funcionam”. (Thomas Nagel)
Thomas Nagel desassociou a filosofia da exatidão da ciência e da matemática, uma vez que ela tem total relação com a subjetividade dos pensamentos. A filosofia não é e nunca será exata, pois trata essencialmente do profundo de tudo que se passa em nossa mente: conceitos, pensamentos, ideias, ideais, etc.

Certo, mas para que ela serve?


Com a filosofia conseguimos identificar o motivo pelo qual as coisas mudam, porque não é o suficiente ter um conhecimento técnico e/ou especializado, mas é essencial ter o que chamamos de conhecimento global para que assim possamos compreender melhor o mundo no qual estamos inseridos.
Podemos dizer também que a filosofia é uma espécie de educação que tem ultrapassado as fronteiras cognitivas e todos os outros conhecimentos adquiridos convencionalmente, pois ela nos leva a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até a oferecer soluções.
A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é útil. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião, etc.

Filosofia e a sociedade

O fato é que a filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, além de compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. Ou seja, a partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso curso Aprendendo a Filosofar e saiba quais são os grandes filósofos da história e entenda a importância do pensamento filosófico para dar início a investigação desse conteúdo.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema