Porque temos que passar pelo processo?

Porque temos que passar pelo processo

É muito interessante, quando passamos pelo processo em nossas vidas: que seja no lado profissional, seja no financeiro, seja em nossa família, seja na saúde, seja principalmente eu acredito no espiritual e por situações como pastor eu afirmo esta é fundamental para nossas vidas em todos os aspectos já relacionados no texto escrito entre linhas.

Em Josué no capítulo 11 nos versículos de números 16 até 23 relata o processo que o jovem Josué obteve em sua trajetória em assumir a responsabilidade de substituir o líder Moisés. Queridos, parece extremamente fácil, só parece, imagine o processo que Josué teve que passar, pense com carinho:

  • Pense na dificuldade de Josué em substituir um herói da nação de Israel;
  • Pense o povo de Israel que havia recém-perdido o seu líder;
  • Pense os israelitas não realizaram o seu grande sonho em 40 anos;

Amados, o Senhor sabe de todas as coisas e sobre tudo o que acontece no céu, na terra e debaixo da terra; o Senhor é onipotente, o Senhor é onisciente, o melhor de Deus com certeza estar por vir na sua e na minha vida mais você tem que passar pelo processo do Senhor. 

Lembre-se sempre do exemplo de Josué por todas as dificuldades ele sempre permaneceu submisso ao Senhor dos Exércitos e nunca tentou ser omisso a liderança de Moisés, pelo contrário sempre honrou seu líder mesmo já idoso; e nunca titubeou. 

Entenda o processo de evolução de Josué

O processo de Josué foi nada mais que 40 anos para se adequar nas promessas de Deus para sua vida; a primeira coisa que observo em Josué é a sua obediência. Qual é o processo da sua vida hoje?

Amados, raramente se desenvolve de uma hora para outra o processo de Deus em nossas vidas; em Números no capítulo 11 no versículo 29 diz: “Certo dia, quando o Senhor Deus desceu sobre o acampamento e dois homens começaram a profetizar, Josué ficou preocupado e proibiu-os de profetizar, mas Moisés lhe disse:” Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta.” É o acontece nos dias de hoje, quantas pessoas se acham preparadas mas ainda não passaram pelo processo da maturidade espiritual. 

É aí que está o processo de em primeiro lugar em aprender ser servo; em êxodo no capítulo 24 no versículo 17 Josué ficou na metade do caminho na subida no monte Sinai. Ele não experimentou a glória, a nuvem, a voz e a presença do Senhor dos Exércitos, mas permaneceu fiel ao seu líder em esperar o seu retorno. É aí que está a pergunta: Porque tenho que passar pelo processo?

A representação de Josué

Josué representa em meu ver e de alguns colegas de ministério o valor do processo. É fundamental para as nossas vidas, Deus quando incumbiu a responsabilidade de substituir, volto a afirmar, Moisés, o Senhor Deus já sabia a quem escolhera. 

Gostaria que você, meu querido e minha querida, avaliasse o texto de Josué cap. 1 e do vers. 1 ao 8 onde Deus Pai criador dos céus e da terra anima-o com palavras de autoridade e de responsabilidade de guiar o povo de Israel quando cita no vers. 9: “Não te mandei eu ? Sê forte e corajoso; não temas, e nem te espantes porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. Qual é o processo de Deus em sua vida? 

Tenha certeza e convicção, todos nós seremos aprovados como homens e mulheres de Deus quando passarmos pelo processo. Lembre-se sempre, “todo lugar que pisares a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado como eu prometi a Moisés”. Mas Deus nos concede um coração valente para realizar a tarefa de vencermos em nome de Jesus todo mal que nos aflige em todas as áreas: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que sob juramento prometi dar a seus pais”. Qual é o processo que você está passando?

Muitas vezes temos uma mania feia de nos espelharmos em pessoas que não vivem e que não sonham a mesma fé dos sonhos de Deus, concretizados em nossas vidas. Temos que nos espelhar em pessoas idôneas em uma igreja onde seu líder é uma pessoa extremamente respeitável como homem de Deus ou mulher de Deus, que vivem uma fé verdadeira, que tenham ambos testemunhos vivos e verdadeiros de acordo com a palavra de Deus. Qual é o processo da sua vida?

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema