Ícone do site Blog do Portal Educação

Principais Características da Pesquisa Qualitativa

Antes de abordarmos as principais características da pesquisa qualitativa, precisamos explicar o que é esse tipo de pesquisa e quais as suas diferenças para a pesquisa quantitativa.

O que é pesquisa qualitativa?

Na pesquisa qualitativa o objetivo é compreender como o consumidor se comporta, ao invés de “medir”.

As informações coletadas procuram não só mensurar um tema, mas sim descrevê-lo, valendo-se de impressões, pontos de vista e opiniões dos respondentes.

Em comparação ao método quantitativo, ela é menos estruturada, se aprofunda mais nas questões propostas, para assim, conseguir o maior número de dados para entender as atitudes, ideias e motivações de um grupo específico.

Em outras palavras, é possível afirmar que a pesquisa qualitativa se preocupa principalmente com a geração de insights.

Características Gerais da Abordagem Qualitativa

Para caracterizarmos a abordagem qualitativa iremos fazer uma viagem sobre as ideias apresentadas pelos principais estudiosos do assunto. Iniciamos, portanto, com a caracterização sugerida por Gunter (2006), e apresentada como características gerais.

Em se tratando de caracterização Bogdan e Biklen (1982) apresentam outra proposta. Tais autores são bastante citados por outros pesquisadores da área, uma vez que abordam aspectos considerados essenciais em estudos que se utilizam de metodologia qualitativa.
Em resumo, as caraterísticas básicas de uma pesquisa qualitativa, apresentadas pelos autores, segundo Godoy (1995) são:

Ludke e André (2012) apresentam as mesmas características acima citadas, baseadas nos mesmos autores citados em Godoy (1995), acrescentando mais uma. Na divisão das autoras, estas mesmas características ficam divididas do seguinte modo:

Podem também ser chamados de “naturalístico”. Isto se dá devido aos estudos serem desenvolvidos “no ambiente em que ocorrem naturalmente, sem qualquer manipulação intencional do pesquisador”. (p. 11-12).

O que é a pesquisa quantitativa?

É um método prático que traduz todos os dados obtidos em números e/ou porcentagens, que busca obter respostas conclusivas sobre diferentes temas, como uma avaliação de mercado, aceitação de um produto ou reputação de uma marca, por exemplo.

Suas características incluem:

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Sair da versão mobile