Projeto o meio ambiente e a sustentabilidade

Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo.
Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.

Entendendo o histórico


Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira se encontra nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.

Qual é o conceito de Educação Ambiental?


O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas durante o aprimoramento das ideias que surgiam a partir das discussões a cada reunião e com a realidade socioeconômica mundial, estabelecendo-se, após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Realizada no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92), que tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.

Entendendo os Objetivos Gerais:


Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

Objetivos Específicos: Entendendo mais o assunto


Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras; Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;

  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
  • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
  • Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
  • Incorporar a rotina da coleta seletiva.
  • Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente
  • Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos.
  • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
  • Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem.

Os procedimentos serão divididos em 5 etapas:


1ª Etapa

Apresentação do tema aos alunos. Conversa dirigida a respeito do tema: interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; a situação atual deste meio.
Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Explicação sobre a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.

2ª Etapa

Aula Passeio: Proporcionar a turma um passeio onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades.
Análise da realidade ambiental na comunidade; Apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas. Campanha contra a Dengue, um dos problemas com o acumulo de lixo,(com cartazes e informativos). E palestra de um agente de Saúde

3ª Etapa

Reciclagem – explicar sobre a reciclagem, sua importância e como é feita. Montar latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Apresentar os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro

4ª Etapa

Iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população. Confeccionar painéis; Confeccionar brinquedos e utilitários com materiais recicláveis

5º Etapa

Preparação para a exposição dos trabalhos

Culminância

Visita de um agente de saúde para palestrar sobre a dengue. Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico. Exposição dos trabalhos que representam as diferentes etapas da execução do projeto.

Avaliação:

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.

Gostou do artigo? Confira os cursos de Analista Ambiental e Práticas de Sustentabilidade e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema