O termo QI quer dizer quociente de inteligência e no século passado ficou famoso por analisar a capacidade de resolver problemas dominando o raciocínio, hoje conhecido como inteligência lógico matemática.
No que é usado o QI?
Esse termo foi utilizado para mensurar o nível de inteligência de um grupo de pessoas dividindo a idade cronológica (IC) e idade mental (IM), multiplicando o resultado por 100 eliminando a parte decimal do resultado.
Qual a classificação dos QIs?
Aos resultados seriam atribuídos valores melhores aos maiores resultados. Lewis Terman estabeleceu a classificação abaixo:
QI acima de 140: Caracteriza uma superinteligência classificada de Genialidade.
121 – 140: Inteligência muito acima da média.
110 – 120: Inteligência acima da média.
90 – 109: Inteligência normal (ou na média).
80 – 89: Apresenta dificuldade.
70 – 79: Apresenta muitíssima dificuldade.
50 – 69: Raciocínio Lerdo.
Muito se evoluiu em relação aos testes de QI como método para medir a inteligência no século passado. Hoje se aplicam testes mais específicos, levando-se em conta o histórico de cada um, suas preferências, habilidades e competências.
Não se usa a expressão QI e sim Avaliações das diferentes inteligências, habilidades e aptidões. Essas avaliações servem de parâmetros para que se utilize a avaliação diagnóstica e identifiquem-se as inteligências múltiplas. Há novas tabelas que destacam a superdotação e a debilidade. Conforme a classificação de Davis Wechsler:
QI acima de 127: Representa uma Superdotação, habilidade apresentada em pessoas raras. Ex.: Goethe, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Pascal, Ludwig Wittgenstein, Aristóteles, entre outros.
QI entre 121 – 127: Inteligência superior. Podemos citar aqui Napoleão, Cortez, Madonna, Hitler, típico intelectual.
QI entre 111 – 120: Inteligência acima da média. Média dos graduados numa boa universidade, tipo PhD.
QI entre 91 – 110: Inteligência média. Aqueles que se saem bem em seus estudos.
QI entre 81 – 90: Embotamento ligeiro. Simplório, mas convive bem socialmente.
QI entre 66 – 80: Limítrofe. Consegue pouco nos estudos.
QI entre I entre 51 – 65: Debilidade ligeira. Realiza atividades simples e repetitivas.
QI entre 36 – 50: Debilidade moderada. Realiza tarefas simples.
QI entre 20 – 35: Debilidade severa. Realiza tarefas simples, mas requer supervisão.
O que significa um QI baixo?
QI abaixo de 20: Debilidade profunda. Pouco desempenho nas tarefas.
Conhecer alguém com QI elevado não é algo difícil. Ele pode estar em nosso meio social, ser colega de escola, trabalho, vizinho. Quem de nós nunca ouviu falar de Roger Rocha Moreira, integrante do grupo Ultrage a Rigor. Pois é, ele possui um QI de 172. Enquadra-se na lista dos superdotados.
Roger aos três anos aprendeu sozinho a ler e escrever. Outros famosos citamos aqui: Jayne Mansfield, símbolo sexual produzido para fazer frente a Marilyn Monroe, tinha QI de 163. James Woods, ator, tem QI avaliado em 180. A atriz Sharon Stone foi precoce nos estudos e entrou na universidade aos 15 anos de idade e tem QI de 154.
Outros exemplos de pessoas com QI elevado:
Al Gore, norte americano, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, com QI de134;
Albert Einstein, físico criador da famosa teoria da relatividade com QI = 160;
Bill Gates, dono de uma das maiores fortunas do mundo e fundador da Microsoft tem QI = 151.
A inteligência humana precisa de estímulos constantes para que acompanhe o crescimento cronológico natural de todos. Uma criança dita superdotada pode se tornar um adulto normal; a criança superdotada poderá não ser um adulto extraordinário. Portanto, estímulos precisam ser frequentes na vida de todos independentemente da idade, condição social e seu modo de vida.
De onde são os maiores QI do mundo?
Richard Lynn (ANO), especialista em etnias e inteligência cita dez países com o QI médio mais alto do mundo. Observe a nossa posição:
1º. Coreia do Sul: 106 QI médio
2º. Japão: 105
3º. Taiwan: 104
4º. Cingapura: 103
5º. Áustria: 102
6º. Alemanha: 102
7º. Itália: 102
8º. Holanda: 102
9º. Suécia: 101
10º. Suiça: 101
45º. Brasil: 87
Apesar de o Brasil ter um nível de QI mediano, estudos comprovam que o nível de QI da população jovem do nosso século tem aumentado e a relação com o final do século anterior já é grande. Isso se deve a vários fatores deste mundo moderno.
Fatores que contribuem para o desenvolvimento de nossa inteligência estão entre os listados abaixo.
-Desafios diários a que estamos expostos.
-Estímulos visuais.
-Facilidades de acesso a informações.
-As famílias se tornaram menores; pais com menor quantidade de filhos. Isso permite melhor atenção.
-O trabalho exige maior esforço mental, facilitando o exercício da memória frequentemente.
-Lazer orientado e estimulante, com utilização das mídias eletrônicas melhora a concentração.
-As mudanças ocorridas em ambientes escolares; as aulas interativas e com recursos estimulantes são as preferidas dos alunos.
Leituras regulares, conversas informais, uso da tecnologia como uma simples consulta na internet ou responder a um e-mail, viagens, passeios, podem ajudar a manter seu cérebro ativo.
Percebemos grande atividade nas crianças contemporâneas; elas manipulam eletrônicos com grande facilidade, operam computadores, celulares, manuseiam controles remotos, falam por Skype, usam MSN, etc. Interagem o real e o mundo virtual. E com toda essa informação a seu dispor exercitam a memória, ficando cada vez mais espertas e consequentemente com um QI cada vez mais alto.
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