Quais São os Músculos da Língua?

língua é um órgão da cavidade oral, que auxilia na fala, deglutição, mastigação, paladar e higiene oral. Aqui você pode encontrar uma lista de músculos extrínsecos e intrínsecos que constituem essa característica particular da espécie humana, definições das diferentes papilas, uma explicação sobre o sentido do paladar e uma visão geral da via do paladar. Também estão incluídas as patologias mais comuns da língua, suas características e como tratá-las.

A língua é formada por quatro músculos intrínsecos: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e o vertical. São responsáveis por encurtar, estreitar e achatar a língua.

• Longitudinal superior: descrito como uma fina camada de fibras musculares oblíquas e longitudinais situadas bem abaixo da mucosa do dorso da língua. Quando contraído, tende a encurtar a língua, virando o ápice para cima.
• Longitudinal inferior: estende-se da raiz ao ápice da língua, ao se contrair, encurta a língua ou empurra o ápice para baixo.
• Transverso: distribui-se em forma de leque, originando-se no septo da língua e fazendo trajeto diretamente para a lateral. Sua contração faz com que a língua se estreite e alongue.
• Vertical: suas fibras originam-se na mucosa do dorso da língua. Quando contraído achata a língua.

Músculos extrínsecos da língua

Os músculos extrínsecos estão localizados fora da língua, e auxiliam no seu correto funcionamento.

São quatro os músculos extrínsecos da língua: genioglosso, estiloglosso, palatoglosso e hioglosso.

• Genioglosso: compõe a massa do tecido lingual, é o mais forte e o maior dos músculos extrínsecos. Sua forma é chata e triangular, originando-se na espinha mentoniana superior indo até o osso hióide. É responsável por várias posições da língua. Quando as fibras posteriores se contraem, anteriorizam a língua, já a contração das fibras anteriores é responsável pela contração de todo o músculo, levando a língua para baixo, deixando o dorso como uma canaleta.
• Estiloglosso: emerge nos processos estiolóides. Sua contração leva a língua para cima e para trás, sendo considerado antagonista do genioglosso. Também pode auxiliar os músculos intrínsecos a tornar o dorso côncavo ou em forma de canaleta, quando eleva os lados da língua.
• Palatoglosso: pode ser considerado um músculo da língua ou do palato. Sua origem é na face anterior do palato mole, onde tem continuidade com seu par do lado oposto. Suas fibras vão para baixo e um pouco para lateral, inserindo-se nos lados da língua, mesclando-se e tornando-se contínuas com as dos músculos transverso da língua e com as fibras superficiais dos músculos estiloglosso e hioglosso. Sua contração pode abaixar o palato mole ou levantar a parte posterior da língua, sulcando o dorso.
• Hioglosso: origina-se na borda superior do corno maior e do corpo do osso hióide. Quando contraído, age para retrair e deprimir a língua e elevar o osso hióideo.

Intrínsecos

Os músculos intrínsecos são músculos localizados no interior da língua:

  • Músculo longitudinal superior
  • Músculo longitudinal inferior
  • Músculo vertical
  • Músculo transverso

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema