Referências bibliográficas tiradas na Internet: como colocar no trabalho?

Conforme se escreve um texto acadêmico é de grande responsabilidade dar os créditos necessários para a pessoa que o inspirou a determinado assunto. Para isso deve-se seguir o padrão na hora de elaborar a sua bibliografia.
Ter como base o trabalho de outras pessoas é a exigência principal dada nas escolas e universidades. Quando se copia um texto, frase ou ideia de um livro, revista etc. Deve ser indicada sempre a fonte dos outros. E quando o seu texto apresenta referências tiradas da Internet? Como devemos colocar a referência?

Antes de entrarmos nesse ponto, é importante explicar sobre a ABNT.

O que é a ABNT?

Trata-se da sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão fundado em 1940 cuja função é administrar a normalização técnica no Brasil, em diversos setores. A entidade é membro fundadora da Organização Internacional de Normalização (ISO), que agrega todos os órgãos de normas técnicas do mundo.

Qual a formatação de ABNT para um TCC?

Quem está desenvolvendo o temido TCC sabe que precisa seguir as regras da ABNT e para ajudar, abaixo informamos a formação necessária:

  • Folha: tamanho A4;
  • Capa (NBR 14724);
  • Folha de aprovação;
  • Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda
    e 2 cm para as margens inferior e direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
  • Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;
  • Espaçamento: 1,5 no texto e 1,0 para citações com mais de três linhas;
  • Alinhamento: Justificado;
  • Paginação (NBR 14724);
  • Sumário (NBR 6027);
  • Citações e notas (NBR 6023 e NBR 10520);
  • Referências bibliográficas;
  • Defina a Fonte como Times New Roman ou Arial, em tamanho 12. Caso seja alguma citação, referência, legenda ou tabela, a fonte deve ser de tamanho 10;
  • Em Espaçamento, como na foto abaixo, ao lado de linhas de texto. Ele deve ser de 1,5 no corpo do texto e de 1,0 para citações com mais de três linhas, referências, legendas e em alguns resumos de língua estrangeira de projetos de pesquisa;
  • Ao lado esquerdo desse ícone, clique nas linhas que ocupam o botão inteiro para definir o alinhamento do texto como Justificado.

Confira a seguir uma explicação simples, com exemplos, facilitando bastante na hora de referenciar um texto subtraído da Internet:

Como fazer citação de sites da internet?


Referências: Página que você coloca todas as fontes de consulta como livros, revistas, enciclopédias e fontes da Internet. Todos devem estar em ordem alfabética. Você deverá colocar o último item citado da seguinte maneira:

Autor, título. Disponível em: <website visitado>. Acesso em: coloque a data de acesso: dia, mês e ano.


Veja os exemplos abaixo:

Portal Educação, Google Analytics. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/48358/google-analytics&gt;. Acesso em 3 de julho de 2013.

Portal Educação, Excel – Para que serve e como usar? Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/47980/excel-para-que-serve-e-como-usar&gt;. Acesso em 3 de julho de 2013.


Atenção: é muito comum que a página não mostre o autor, para isso utilize a organização responsável pelo conteúdo. (Como no exemplo acima).


Se por acaso você também não tiver acesso a esta informação, comece com o nome do título da página sublinhado, seguido do endereço e a data de acesso.


Lembrando que a página acessada deve ser colocada entre os caracteres < >, como mostra o exemplo abaixo:


Nome do título da página sublinhado. Disponível em: <website com o conteúdo> Acesso em: dia mês e ano.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.  

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema