Religião x Religiosidade: qual a diferença?


Religião é um termo de origem latina e que significa “religação” com o divino (Deus). São diversas religiões espalhadas pelo mundo, onde cada indivíduo tem por livre e espontânea vontade escolher qual deseja seguir, por exemplo, o cristianismo, islamismo, budismo, hinduísmo e dentre outros, que inclusive são criadas a partir religiões como estas citadas.
Da mesma forma, religiosidade é um termo de origem latina, remete a aptidão natural ou tendência para sentimentos religiosos. Este termo é utilizado para definir as pessoas que tem alguma ligação com alguma crença.

A procura do Homem por algo maior!


Desde o princípio do mundo o homem buscou acreditar que além dele, existe uma força suprema capaz de mudar, ajudar e até mesmo transformá-lo em um ser melhor e para a maior parte da população mundial esse ser supremo se chama Deus. Durante os anos, a humanidade buscou na religião respostas para muitos de seus problemas e também amparo para muitos de seus problemas, trazendo para a religião um papel de extrema importante na história da humanidade.
Na busca por exaltar, adorar e louvar a Deus ou ao ser supremo, os homens dos tempos passado foram construindo grandes templos para que todos pudessem se reunir em um só propósito, cultuar e celebrar aos deuses ao qual elas acreditam e é assim, dessa mesma forma que fazemos hoje. Muitos desses lugares são sinônimos de fé até hoje, por exemplo, a basílica de são pedro, muro das lamentações e a grande mesquita de Meca, mostrando assim a importância desses templos para diferentes religiões do mundo.
Podemos dizer que religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas por uma grande massa de pessoas de acordo com seus ensinamentos, doutrinas e costumes. Além da religião, também existe a religiosidade, que para muitos nada mais é que ter a qualidade de ser religioso, ou seja, ter uma religião mas não necessariamente pratica-la.

O que é a Religiosidade?


Religião e religiosidade são termos que dividem opiniões e que também confundem a cabeça de muitas pessoas, principalmente as dos próprios religiosos. Mas verdadeiramente, qual a diferença entre esses dois termos?
Segundo o Pastor Alexandro Martins da igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em Campo Grande-MS, o significado de religião é religar o homem a Deus. “É quando a pessoa vai a uma determinada igreja onde a mesma tem um sentimento, uma entrega verdadeira e sincera ao Deus a qual ela acredita.”.
O Pastor explica ainda que “a e religiosidade é a pessoa não ter um compromisso verdadeiro, é estar ali apenas por estar e movida apenas por uma rotina”, finaliza.
A diferença entre essas duas palavras se dá no sentimento das pessoas por aquela crença, sendo religião, a pessoa realmente se entregando com verdade para aquilo que acredita ou ao Deus de sua crença, a religiosidade é um sentimento sem compromisso onde a pessoa tem sua crença através de apenas uma rotina e não se entrega verdadeiramente para aquilo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Teologia.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema