Sistema esquelético: Classificação dos ossos

Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões como comprimento, largura ou espessura. Assim temos as seguintes classificações:

  • Ossos longos;
  • E ossos curtos.

Funções do esqueleto humano

esqueleto humano tem cinco principais funções, que são: a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.

Divisão de ossos no esqueleto:

Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares.

Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise e um corpo, chamado de diáfise. Este possui em seu interior um canal medular onde aloja a medula óssea.

Nos ossos ainda não ossificados que ocorre no período da adolescência, é possível visualizar um disco cartilaginoso ou cartilagem epifisária, entre epífise e diáfise, relacionadas com o crescimento ósseo.

Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cuboides. Encontrados apenas nos carpos como na mão e tarsos, pés.

Ossos laminar: O que são?
Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio que são frontal, parietal e occipital, pois protegem o encéfalo e outros.

Ossos irregulares e sua forma.

Os ossos irregulares apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram ditos aqui. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.

Ossos pneumáticos
Os ossos pneumáticos apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar.

As cavidades são chamadas de seios ou sinus. Estes ossos se encontram no crânio como frontal, esfenóide, maxilar e etmóide.

Classificação de Ossos Sesamoide
O último tipo de classificação óssea, é o sesamoide. São pequenos e chatos. Eles são encontrados em tendões, nos lugares onde cruzam as extremidades dos ossos longos nos membros. Estes ossos são chamados de intratendíneos.

Encontram-se também em cápsula fibrosas nas articulações e são chamados de periarticulares.

Os ossos sesamóides protegem os tendões contra desgaste excessivo e na maioria das vezes modificam os ângulos dos tendões em sua passagem até as suas inserções. Isto aumenta a alavanca do movimento e consequentemente produz mais força.

Agora que você sabe tudo sobre a classificação dos ossos, confira o curso de Anatomia Humana e conheça as formas e funções dos órgãos e estruturas do corpo humano.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema