Sociologia: Sua importância para o entendimento das pessoas e do mundo

Desde o movimento renascentista, a atenção passou a ser voltada mais ao homem, ao indivíduo como tal, o que por sua vez trouxe o olhar mais atento também as relações interpessoais e convívio social. A partir do momento em que o homem se torna o centro dos costumes e da realidade na qual ele está inserido, deixando de lado o componente da espera divina, o ser social surge. Assim, por meados do século XV surge a sociologia da maneira como a entendemos, como ferramenta de estudo e entendimento social.

O que é Sociologia?

A Sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, porque além da busca da compreensão das causas e conseqüências do que ocorre no mundo, a mesma busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções que solucionem os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade (criminalidade, educação, pobreza, desigualdades, entre outros).
O homem busca cada vez mais, reconhecimento, seja no trabalho ou em um grupo social, fazendo com que indivíduos acabem por se afastar de seus contatos sociais mais importantes, sendo este a família, precursora de tradições, e este afastamento acarreta na maioria dos casos, em intolerâncias no que diz respeito às diferenças sociais, seja elas religiosas ou políticas, por exemplo, de um indivíduo ou grupo. Tudo isso ajuda a aumentar ainda mais os problemas atuais.

O papel da sociologia no mundo

A Sociologia no mundo ajuda o homem a se conscientizar e traz para nós ideias para encontrarmos o nosso papel na sociedade. Ajuda o homem para colaborar para uma vida na sociedade mais tolerante, com transformações sociais e intelectuais que visam diminuir os males da sociedade, porque os mesmos já sabem o seu papel e o seu lugar no mundo.
Sendo assim é o indivíduo e não a sociedade que prevalece de forma bem clara e objetiva sobre a crescente acuidade na busca do conhecimento nas áreas da Sociologia, tal como a psicanálise que auxilia indivíduos a se encontrarem e se ajudarem nos processos de dificuldades resultantes dos problemas sociais.

Por que a sociologia é importante?


A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.
Se mantivermos essa linha de raciocínio, podemos dizer que a sociologia no mundo contemporâneo vem ser a ciência capaz de propor a discussão e análises das mais diversas mazelas sociais, e através do debate proposto e da busca do conhecimento apresenta resultados e soluções para os mais variados problemas. Tirando a sociologia do campo das ideais, pode-se dizer que como produto final ao indivíduo, ela busca um equilíbrio social maior e igualitário, trazendo uma evolução orgânica da sociedade como um todo.

Gostou do conteúdo e está interessado em saber mais? Siga acompanhando nossos conteúdos e confira o portfólio de cursos do Portal Educação, aperfeiçoe-se e destaque-se na sua carreira.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema