Sociologia: Sua importância para o entendimento das pessoas e do mundo

Desde quando o mundo é mundo, os humanos se relacionam, em maiores ou menos graus de intimidade e esse é um dos pontos que a sociologia é tão importante para o entendimento social.
Sociologia estuda padrões sociais, relações, interação social e cultura da vida cotidiana que envolvem, em todos os aspectos, os humanos.

Afinal, o que é sociologia?

A Sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, porque além da busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, ela busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções que solucionem os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade (criminalidade, educação, pobreza, desigualdades, entre outros).

O homem busca cada vez mais, reconhecimento, seja no trabalho ou em um grupo social, fazendo com que indivíduos acabem por se afastar de seus contatos sociais mais importantes, sendo este a família, precursora de tradições, e este afastamento acarreta na maioria dos casos, em intolerâncias no que diz respeito às diferenças sociais, seja elas religiosas ou políticas, por exemplo, de um indivíduo ou grupo. Tudo isso ajuda a aumentar ainda mais os problemas atuais.

A Sociologia no mundo ajuda o homem a se conscientizar e traz para nós ideias para encontrarmos o nosso papel na sociedade. Ajuda o homem para colaborar para uma vida na sociedade mais tolerante, com transformações sociais e intelectuais que visam diminuir os males da sociedade, porque os mesmos já sabem o seu papel e o seu lugar no mundo.

Sendo assim é o indivíduo e não a sociedade que prevalece de forma bem clara e objetiva sobre a crescente acuidade na busca do conhecimento nas áreas da Sociologia, tal como a psicanálise que auxilia indivíduos a se encontrarem e se ajudarem nos processos de dificuldades resultantes dos problemas sociais.

Por quê a sociologia é importante?

A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.

Origem da sociologia

Estimasse que após o final da Revolução Francesa e a dominação da produção industrial, é que a formação do conceito de sociologia começou a ser criado.  Outros fatores também influenciam diretamente nessa definição, como a teologia, mudanças econômicas da época e grupos sociais.
Nomes importantes como Karl Marx (1818 – 1883), faz parte da construção do conceito da sociologia apresentando uma completa teoria sobre as classes sociais. Outros nomes tão importantes quantos, como Auguste Comte, francês que definiu de fato, a terminologia.  
Émile Durkheim (1858 – 1917), Vilfredo Pareto (1848 – 1923), Max Weber (1864 – 1920) e Marcel Mauss (1872 -1950), também foram pioneiros e influenciaram, e muito, na construção da sociologia que conhecemos hoje e que ainda é tão importante e necessita ser muito levado à sério.

Agora que você conhece tudo sobre a sociologia, confira o portfólio de cursos do Portal Educação e destaque-se na sua carreira.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema