Para entender o que é consumismo e o que é sustentabilidade e como esses dois termos, que estão presentes na nossa vida, mas que poucas pessoas entendem o que são esses modos de vida e quais são os impactos deles no dia a dia, na vida de cada indivíduo e no futuro da humanidade.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma ideia que surgiu a alguns anos com a crescente preocupação da escassez dos recursos naturais e o futuro das próximas gerações. Com o pensamento sustentável procura-se criar o desenvolvimento e o fazer o uso dos recursos naturais de uma forma que não leve-os à escassez.
A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.
Conheça o programa Brasil Sustentável
O programa Brasil Sustentável, que foi criado durante a Rio+20, em seu site institucional da algumas dicas de práticas sustentáveis:
• Reciclar o lixo separando plástico, vidro e resíduos.
• Não jogar baterias de celulares ou outros equipamentos sólidos no lixo comum. Pois esse tipo de lixo deve ser descartado em lugares específicos.
• Substituir sacolas plásticas por sacolas recicláveis ou feitas de papel.
• Não desperdiçar água ou energia elétrica.
Consumismo
O consumismo é o ato de consumir algo (roupas, alimentos, produtos em geral) sem ter a necessidade real de realizar aquela compra.
Muitas dessas compras são feitas de forma compulsiva e impulsionadas pela vontade que o ser humano tem de querer possuir algo para se encaixar ou para fazer parte de algum grupo. Outro motivo que impulsiona o consumismo é a influência da mídia no comportamento das pessoas.
Consumismo x Sustentabilidade
O consumismo entra em conflito com a sustentabilidade a partir do momento que se produz muito lixo que seria desnecessário, se comprar novos aparelhos eletrônicos e descartam-se os antigos e na maior parte das vezes em locais inapropriados causando sérios impactos ambientais.
Como se consome muito, o mercado precisa oferecer novos produtos e para isso o uso dos recursos naturais é necessário. Quanto mais se usar os recursos naturais, mais difícil é mantê-los para o futuro das próximas gerações.
Tripé da Sustentabilidade
O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.
- Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
- Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
- Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.