Pesquisar

Entenda o que são tempos cirúrgicos e como eles funcionam

 De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases – ou tempos – básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese. Estes são procedimentos consecutivos, realizados desde o início até o término de uma cirurgia. Continue lendo para entender cada um dos tempos citados! 

Primeiro tempo cirúrgico: diérese 

Dividir, cortar ou separar. Basicamente, a Diérese é caracterizada pelo rompimento da continuidade dos tecidos ou planos anatômicos, com a finalidade de permitir o acesso às regiões ou órgãos que serão impactados pela cirurgia. 

A Diérese pode ser mecânica ou física, a depender da técnica utilizada durante o procedimento, sendo: mecânica quando ocorre a separação manual, através de ferramentas como o bisturi (incisão); e física quando há uso de recursos especiais, como o calorAbaixo, caracterizamos todos os tipos destes procedimentos: 

Procedimentos de diérese mecânica: 

  • Punção: realizada através da introdução de uma agulha ou trocarte, sem seccioná-los, tem a finalidade de drenar coleções de líquidos das cavidades ou do interior dos órgãos, colher fragmentos de tecidos e de líquidos para exames diagnósticos e realizar injeções de contraste ou medicamentos. 
  • Secção: consiste na segmentação dos tecidos com o uso de material cortante, como tesouras, serras, lâminas ou bisturi elétrico; 
  • Divulsão: realizada através do afastamento dos tecidos nos planos anatômicos, com tesouras de bordas rombas, tentacânulas ou afastadores; 
  • Curetagem: consiste na raspagem de superfície de um órgão com auxílio de cureta; 
  • Dilatação: realizada com a finalidade de aumentar a luz de um órgão tubular. 

Procedimentos de diérese física: 

  • Térmica: realizada com o uso de calor, cuja fonte é a energia elétrica, por intermédio do bisturi elétrico; 
  • Crioterapia: consiste no resfriamento intenso e repentino da área em que vai ser realizada a intervenção cirúrgica. Normalmente, utiliza-se nitrogênio liquefeito, por ser uma substância criogênica potente; 
  • Raio laser: o aparelho de raio laser consiste em um bisturi que emprega um feixe de radiação infravermelha de alta intensidade. O sistema laser pode ser obtido com materiais em estado sólido, líquido e gasoso, sendo o dióxido de carbono (CO2) o sistema mais utilizado para cirurgias. 

Segundo tempo cirúrgico: hemostasia 

A hemostasia é a etapa destinada a prevenção de qualquer tipo de sangramento descontrolado no paciente, durante e após uma operação. Em outras palavras, são os esforços do profissional de saúde com o objetivo de prevenir hemorragias durante os procedimentos operatórios. 

Etapas da hemostasia: 

  • Hemostasia Prévia: é uma prática realizada para interromper o fluxo sanguíneo por meio de medicamentos, a fim de minimizar o sangue excretado durante a prática cirúrgica; 
  • Hemostasia Temporária: acontece quando é preciso obstruir um vaso sanguíneo temporariamente no local da cirurgia. Este procedimento pode ser realizado com pinças hemostáticas, medicamentos, pressão manual, bisturi elétrico, ligaduras ou colas biológicas; 
  • Hemostasia Definitiva: neste caso, a obstrução do vaso sanguíneo é terminante, geralmente realizado por ligaduras (transformando uma hemostasia temporária em definitiva), cauterização ou angiotripsia. 

Terceiro tempo cirúrgico: exérese 

A exérese é o tempo em que ocorre, de fato, o procedimento cirúrgico proposto, visando o diagnóstico, controle ou resolução da intercorrência, de forma a reconstruir a área e deixá-la o mais fisiológica possível. 

Quarto tempo cirúrgico: síntese 

O último dos tempos cirúrgicos é a síntese, que tem como objetivo remover todos os tecidos mortos, suturando e cauterizando o local do procedimento. Neste processo, o profissional da saúde realiza todos os cuidados para que haja uma cicatrização efetiva e plena. 

Etapas da síntese: 

  • Cruenta ou Incruenta
    • Cruenta: quando a união dos tecidos é realizada por meio da sutura temporária, quando há necessidade de remover os pontos, ou permanente, quando os pontos permanecem no interior dos tecidos; 
    • Incruenta: quando ocorre a união dos tecidos por meio de ataduras, adesivo ou gesso.
  • Imediata ou Mediata
    • Imediata: quando o procedimento é feito imediatamente ao término da cirurgia; 
    • Mediata: quando o procedimento é feito somente após algum tempo da incisão. 
  • Completa ou Incompleta 
    • Completa: quando a união dos tecidos é feita em toda a extensão da incisão cirúrgica; 
    • Incompleta: quando se mantem uma pequena abertura na lesão para colocação de um dreno. 

Quer saber mais sobre este e outros assuntos pertinentes à área da saúde? Confira nossos cursos de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Instrumentador Cirúrgico para se tornar um especialista na área! 

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading