Tipologias do turismo

Vamos conhecer um pouco sobre tipologias do turismo, como se define e suas características de acordo com seus segmentos.

Para um melhor entendimento é fundamental mencionar o que é Turismo.

Segundo a OMT “Turismo se define como atividades que as pessoas realizam durante viagens e permanência em lugares distintos e dos que vivem por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros”.

Quanto ao turismo no Brasil, temos mais de vinte tipologias, mas vamos citar as que mais agradam os indivíduos de uma forma geral.

Turismo de Aventura:

É um dos segmentos de mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura recreacionais em ambientes naturais ou até mesmo em espaços urbanos. Geralmente, quem adere a esse segmento, são pessoas que buscam emoções, riscos controlados e desafios como forma de lazer.

Turismo cultural:

É a forma de conhecimento sobre a história e costumes de uma cidade ou um país.

O Brasil é um país rico em patrimônios culturais. O visitante tem como objetivo principal, conhecer a história e a sociedade que se formou através dos tempos, ou seja, o que levou o país a ser o que é hoje.

Ecoturismo:

O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo é voltado para apreciação da natureza, tanto a fauna quanto a flora, e, em especial, os locais onde ainda não existam sinais de intervenção urbana. Nesse caso, os visitantes têm como principal foco a observação local e uma grande preocupação de não deixar rastros ou prejudicar o meio ambiente.

Turismo de negócios e eventos:

O turismo de eventos e negócios acontece quando o turista opta por um destino com interesse em ampliar conhecimentos, seja como espectador ou palestrante em algum evento. A intenção pode também estar vinculada a realizar atividades de cunho comercial, promocional ou técnica. Ex: Congressos, Feiras e reuniões para fechamento de contratos e comercialização de produtos ou serviços.

Esse tipo de turismo é muito benéfico, pois ajuda a equilibrar a atividade econômica mesmo em baixa temporada.

No Brasil, os que mais chamam a atenção e têm grande procura são:

Carnaval e Réveillon de Copacabana, pois são festas de grande porte e reconhecidas internacionalmente.

Turismo Gastronômico:

Alimentação é uma necessidade básica e por esse motivo alguns locais usam de seu poder gastronômico regional para atrair visitantes.

O Brasil possui uma gama bem diversificada em sua culinária, tendo cada estado ou região os seus pratos de destaque nacional de acordo com sua colonização e matéria prima local disponível.

Ex: comidas típicas – feijoada, moqueca de siri, vatapá, acarajé entre outros.

Turismo Religioso:

É motivado pela fé popular, realizado em locais de importância religiosa ou em datas estabelecidas para que os turistas possam prestar suas homenagens aos santos padroeiros.

O Brasil é um país com grande população católica e é muito comum, que as datas de maior peregrinação sejam nos feriados relacionados à igreja.

As cidades mais visitadas são: Aparecida do Norte em (SP) – Juazeiro do Norte (PE) e Nova Jerusalém (PE).

Turismo de Sol e Praia:

Também conhecido como turismo de massa é o tipo mais comum da área turística, pois ocorre no período de alta temporada (férias ou feriados prolongados).

Essa tipologia é considerada uma das mais prejudiciais ao ambiente, pois falta infraestrutura aos locais e educação ambiental àqueles que a realizam. No Brasil, todos os estados litorâneos apresentam turismo de sol e praia e destacam-se: Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia.

Para a dissertação do texto em questão, as informações foram pesquisadas através das seguintes fontes: Portal EMBRATUR e o Portal do Ministério do Turismo do Brasil.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema