Vitaminas e suas funções

As vitaminas são moléculas orgânicas menores que ajudam a regular o metabolismo celular e são encontradas em muitos alimentos. As vitaminas, classificadas como lipossolúveis ou hidrossolúveis, são partes de enzimas ou de outras substâncias orgânicas, essenciais ao funcionamento celular normal.

Quais são as vitaminas lipossolúveis?

As vitaminas lipossolúveis incluem as vitaminas A, D, E e K. A bile é necessária para a absorção das vitaminas lipossolúveis. Como o organismo armazena vitaminas lipossolúveis, o excesso de ingestão (hipervitaminose) pode resultar em sintomas de toxicidade.

O que são as vitaminas hidrossolúveis?

As vitaminas hidrossolúveis incluem as vitaminas B e C, que não dependem da bile para serem absorvidas, sendo que a maior parte não é armazenada pelo corpo. O excesso de vitaminas hidrossolúveis é geralmente excretado na urina. A excreção, todavia, não afasta a possibilidade de toxicidade, em resposta a uma megadosagem de vitaminas hidrossolúveis.

Funções das vitaminas e a deficiência delas no nosso corpo

Você pode entender melhor as funções das vitaminas ao observar os efeitos da deficiência de uma vitamina específica. Por exemplo, a vitamina A é necessária para uma pele saudável, possuindo também uma importante função na visão noturna.

Sua deficiência é caracterizada por várias lesões de pele e pela cegueira noturna, que é a incapacidade de enxergar em locais escuros. É encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verdes-escuros e frutas amarelos-laranja possuem carotenoides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Entendendo a Vitamina D
A vitamina D é necessária para a absorção de cálcio e o desenvolvimento e a formação de ossos fortes; sua deficiência causa o raquitismo em crianças, uma condição que proporciona o amolecimento dos ossos que, então, tornam-se curvos em resposta ao peso que suportam. Como a pele pode sintetizar a vitamina D em resposta a uma exposição à radiação ultravioleta, a incidência de raquitismo é alta em lugares com pouca luz solar.

A Vitamina K
A vitamina K tem uma função fundamental na hemostasia. Ela é necessária para a síntese da pretrombina e vários fatores de coagulação. A sua deficiência causa a hipoprotrombinemia (diminuição da quantidade de protrombina no sangue) e a tendência a um sangramento excessivo.

Qual é o papel da Vitamina B1?
A vitamina B1 ou tiamina tem papéis essenciais na transformação de energia e na condução de membranas e nervos. É necessária no metabolismo de gorduras, proteínas, ácidos nucleicos e carboidratos.

É absorvida por transporte ativo no meio ácido do duodeno. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool, que interfere no transporte da vitamina. A tiamina é encontrada em grande número de alimentos, tanto de origem animal como vegetal, incluindo legumes, raízes, leite, vísceras e cereais.

Entendendo a vitamina B3

A vitamina B3 ou niacina é o termo genérico para a nicotinamida ou ácido nicotínico. Sua absorção ocorre no intestino delgado e um pequeno armazenamento ocorre no organismo. Qualquer excesso é eliminado pela urina.

A niacina está presente em coenzimas essenciais para as reações de oxidação-redução envolvidas na liberação de energia por carboidratos, gorduras e proteínas. Carnes magras, carnes de aves domésticas, peixes, levedo de cerveja e amendoins são fontes ricas em niacina. Vegetais e frutas são fontes pobres.

A vitamina B6: A mais completa
A vitamina B6 ou piridoxina é um complexo de três compostos químicos (piridoxamina, piridoxal, piridoxol), ativos, relacionados entre si e encontrados em fontes naturais. Suas três formas são rapidamente absorvidas pelo intestino.

Ela está envolvida no metabolismo dos aminoácidos, no funcionamento do sistema nervoso e na saúde da pele. As melhores fontes de piridoxina são: levedo, germe de trigo, carne de porco, vísceras (principalmente fígado), cereais integrais, leguminosas, batatas, banana e aveia.

A Vitamina B12 e a influência no metabolismo
A vitamina B12 ou cobalamina é essencial para o funcionamento normal do metabolismo de todas as células, especialmente para aquelas do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso.

A concentração mais elevada de cobalamina é encontrada no fígado. Ela é liberada no rim conforme a necessidade da medula óssea e outros tecidos. As fontes mais ricas de cobalamina são fígado e rim, seguidos por leite e derivados, ovos, peixe e carnes de músculo.

A vitamina C é importante para a pele
A vitamina C é necessária para a integridade da pele e das membranas mucosas, sendo que sua deficiência causa o escorbuto, uma condição envolvendo lesões de pele e a incapacidade dos tecidos em cicatrizar-se. Historicamente, o escorbuto era comum em navios que ficavam no mar por meses a fio. Tendo sido descoberto que frutas como a lima preveniam o escorbuto, os marinheiros britânicos viajavam ao redor do mundo bebendo o suco. Em resposta a esse hábito, eles foram apelidados de limeiras.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema