A Cultura Surda e as Diferentes Identidades Surdas

Falar sobre Cultura implica falar sobre costumes, valores, ideias e comportamentos, adotados por uma sociedade ou um grupo específico. Dessa forma, podemos entender o porquê dos Surdos lutarem para manterem sua Cultura.

Afinal, ao longo da história, esses, sempre, constituíram um grupo de características próprias, que muito sofreu com a imposição da cultura ouvinte ou “cultura da maioria”. Que tomou decisões em relação à vida social dos Surdos, sem respeitar suas necessidades e levar em consideração suas expressões, a respeito do que, realmente, seria melhor para eles.

Nesse momento, esclareceremos um ponto importante da Cultura Surda: note que, ao longo do texto, a palavra Surdo está escrita sempre com letra maiúscula. Esse é o Surdo que se aceita enquanto pessoa capaz tem uma Identidade Surda, utiliza a Língua de Sinais como meio de comunicação, se expressa e participa da sociedade.

Destacamos essa questão, pois é comum que a sociedade use o termo deficiente auditivo para se referir à pessoa com surdez, mas, normalmente, o deficiente auditivo é aquele que não se comunica por meio da Língua de Sinais, não tem uma Identidade Surda definida, podendo ou não fazer uso do aparelho auditivo e se expressar através da língua oral.

Agora, falaremos sobre algumas das diferentes Identidades Surdas, fazendo uso das definições de Gladis Perlin – autora Surda, teóloga, mestre e doutora em Educação; destacando, resumidamente, algumas características marcantes das mesmas:


– Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.


Esses participam de associações e grupos, nos quais compartilham suas experiências, seus anseios, seus sonhos e sua Cultura.

– A Identidade Surda Híbrida compreende o grupo de pessoas que nasceram ouvintes ou, por causas diversas, tornaram-se Surdos. Alguns conhecem a Língua Portuguesa falada, devido ao fato de terem ficado Surdos após certa idade, transitam entre o uso da Língua de Sinais e a Língua Oral, convivem bem com as Identidades Surdas (Políticas) nas Associações e Comunidades Surdas, aceitam-se como Surdos e exigem intérpretes, legenda na TV, dentre outros recursos, que facilitem a comunicação.

– A Identidade Surda Flutuante abrange os Surdos que não frequentam a Comunidade Surda; não seguem a Cultura Surda e sim as representações dos ouvintes, que são o seu referencial; desconhecem ou rejeitam o intérprete da Língua de Sinais e, normalmente, costumam resistir ao uso da mesma; orgulham-se de saber falar corretamente e persistem em usar aparelhos auditivos, ouvindo ou não algum som.


Procuramos destacar algumas das características das Identidades Surdas, com as quais você, enquanto profissional, pode vir a se deparar, para aprofundar seus conhecimentos e esclarecer outros pontos importantes.

Agora, que você já conhece os diferentes tipos de Identidades Surdas, voltemos à questão da Cultura Surda, na qual podem se destacar alguns pontos importantes e característicos do comportamento dos sujeitos, que compõem uma Comunidade Surda.

Os Surdos preferem se relacionar, intimamente, com pessoas, também, Surdas. Na sua Cultura, o humor fica a cargo de piadas, que têm os ouvintes e sua falta de entendimento sobre a surdez como foco principal.

Os membros de Comunidades Surdas, também, despertam para a arte teatral e para a poesia; sendo que, por meio dessas, conseguem transmitir suas emoções, sentimentos e posições perante o mundo que os cerca.

Enfim, falar sobre a Cultura Surda é um grande desafio para nós ouvintes, pois, muitas vezes, pouco a conhecemos e respeitamos.

Lembrando que o que constitui a independência de um povo é sua Língua e seus costumes, ou seja, algo que se aprende e leva-se para toda vida; aquilo que ninguém tem o direito de tirar ou modificar. Portanto, se com os ouvintes de quaisquer partes do mundo é assim, porque não haveria de ser com o Povo Surdo?

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »