A Duração da Partida de Handebol

O Handebol passou por várias modificações no seu formato de jogo até chegar no modelo que conhecemos hoje. Acredita-se que antigamente, o jogo acontecia ao ar livre, por exemplo e hoje é dentro de quadras poliesportivas.

Além dessas diferenças no formato de jogo, estimasse que antes o jogo era indicado apenas para Mulheres e quando ele foi considerado um esporte olímpico, ele passou a ser jogado para ambos os sexos.

Handebol no Brasil

No nosso pais, Brasil, o prática do handebol passou a ser reconhecida a partir dos anos 30 e no ano de 1940 foi fundada, na cidade de São Paulo, a Federação Paulista de Handebol.

Mesmo que o handebol tenha certa representatividade no país, esse esporte ainda é o menos praticado em relação ao futebol, vôlei, basquete, etc.

A duração da partida de Handebol

A duração de uma partida de handebol, para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos, é de dois períodos de 30 minutos cada e o tempo de intervalo de jogo é, normalmente, igual à 10 minutos.

A duração de uma partida de handebol, para todas as equipes com jogadores de equipes de adolescentes com idade de 15 a 16 anos, é de dois períodos de 25 minutos cada.

O tempo de intervalo de jogo é, normalmente, igual à 10 minutos.
A duração de uma partida de handebol, para todas as equipes com jogadores de equipes com idades entre 12 a 14 anos, é de dois períodos de 20 minutos cada. Caso seja necessária, a prorrogação é jogada decorridos 5 minutos de intervalo.

A prorrogação é composta por dois períodos de 5 minutos cada, com um intervalo de 1 minuto entre os períodos.

Caso o empate persista, poderá ser jogado um segundo tempo extra, logo após um novo intervalo de 5 minutos, nos mesmos moldes do primeiro tempo extra da prorrogação, já informado no parágrafo anterior.

Se o jogo ainda estiver empatado, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento particular da competição.

Um time-out é obrigatório quando:
a) ocorre uma exclusão de 2 minutos, uma desqualificação ou expulsão;
b) concede-se um tempo técnico;
c) O cronometrista ou Delegado técnico apita;
d) os árbitros necessitam consultar um ao outro durante o jogo para esclarecer algum lance da partida.

Cada uma das equipes tem o direito de pedir um tempo técnico de 1 minuto em cada período regular do jogo, porém nos períodos extras, caso ocorram, não há direito a pedido de tempo técnico.

Se você quiser saber mais sobre as regras deste esporte, também pode conferir em outro artigo que desenvolvemos especialmente para essa modalidade.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »