A importância do Ensino Religioso já na infância

O ensino religioso nas escolas complementa-se já a partir da infância, parâmetros que auxiliarão o futuro cidadão sobre o seu espaço na sociedade conforme as regras e complementos propostos pela religião indicada pela escola. Ou seja, será um norte para que a criança comece a ter conhecimento de justiça, cultura e paz entre os indivíduos.

As diretrizes de acordo com a lei nº9.394

As diretrizes e bases da educação nacional com a lei nº9. 394, no artigo 33 estabelecem:

“O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.”

Benefícios de ensinar a religião na infância

De forma a não persuadir ou ditar o que a criança deve ou não seguir, o ensino religioso desde cedo irá trazer inúmeros benefícios para a mente da criança, de modo que ela poderá obter respostas de variadas sabedorias, não apenas da religião, sobre diversos assuntos pautados a vida, sociedade, família, cultura, comportamento etc.

Formação de cidadãos

Cidadania é o nome dado à condição de um indivíduo como cidadão, ou seja, à sua capacidade de conviver em uma sociedade com regras éticas e de respeitá-las em prol do bem-estar coletivo. Isso vale, também, para a consciência não só de seus deveres, mas também de todos os direitos que cada um de nós possui.

Valores éticos

Os valores éticos, como já mencionamos, vão muito além dos preceitos religiosos. Eles estão englobados no estudo da ética e se relacionam completamente com o dia a dia de uma sociedade. Portanto, trabalhá-los é algo fundamental para a cidadania e para o bom desempenho nos âmbitos pessoais, acadêmicos e profissionais.

Empatia

A empatia é a capacidade humana de se sensibilizar com os sentimentos do próximo. A troca de experiências vivenciada nas aulas de educação religiosa e a própria discussão sobre os valores morais são importantes para o desenvolvimento dessa vocação que é, inclusive, muito valorizada no mercado de trabalho atualmente.

A visão da sociedade 

Em uma sociedade cada vez mais acelerada, onde as informações são obtidas muito mais rápidas de forma que os indivíduos estão se recusando cada vez mais, onde alguns valores importantes já fazem parte do passado traz à tona a necessidade de ensinar e trazer de volta alguns ensinamentos que são encontrados na religião. Por isso ela é importante para refletirmos em soluções contra o Bullying e todas as outras formas de violência, negligência, corrupção, etc.

A religião, seja ela qual for, irá trazer princípios éticos e filosóficos básicos, onde a criança, futuramente, poderá decidir se seguirá ou não. Até lá ela terá em mente bons princípios, tais como o bom relacionamento com o próximo, o verdadeiro valor da família, e de como ela já é e sempre será importante para a sociedade.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »